UM ESTUDO SOBRE A CATEGORIA TRABALHO: SUA EVOLUÇÃO E ÓTICA SIMBÓLICA

  • Gustavo Tomaz Almeida Centro Universitário UNA e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Cristiana Trindade Ituassu Centro Universitário UNA
  • Luiz Paulo Ribeiro UFMG e Centro Universitário UNI-BH

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as repercussões simbólicas da categoria trabalho. A revisão de literatura permitiu uma análise sobre a evolução do significado do trabalho, e, posteriormente sobre as relações simbólicas deste. Para tanto, fez-se uso dos principais expoentes das Clínicas do Trabalho: Cristophe Dejours, Yves Clot e Yves Schwartz. Metodologicamente, se desenvolveu com pesquisa bibliográfica, abordando o problema de forma qualitativa, concebendo-se análises mais profundas sem utilizar de mecanismos estatísticos. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como descritiva, baseando-se em apresentar características do trabalho e sua relação com o simbolismo. Estudar o tema sobre este enfoque, não se assenta sob a égide do diagnóstico, mas de um olhar sobre o cotidiano, as vivências, modos de ser e a valorização dos aspectos qualitativos intrínsecos nos processos relacionados ao trabalho. O simbolismo dá uma outra perspectiva, utilizando um conjunto de disciplinas que buscam articular a subjetividade e a atividade, objetivando compreender os fatores subjetivos e a própria atividade. O trabalho pode afastar o homem do prazer, sendo o melhor trabalho aquele que permite o homem sublimar o sofrimento, ou seja, o trabalhador desenvolver estratégias defensivas, individuais e coletivas, que o protegem do sofrimento, mas, que também podem aliená-lo. A partir da contribuição dos autores foi possível observar que o indivíduo é influenciado pelo trabalho a que está submetido e que o sujeito trabalhador é definido a partir de suas vivencias e experiências adquiridas. 

Biografia do Autor

Gustavo Tomaz Almeida, Centro Universitário UNA e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Doutorando em Administração pela PUC/MG e Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA.
Cristiana Trindade Ituassu, Centro Universitário UNA
Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP). Professora do Mestrado em Administração da UNA.
Luiz Paulo Ribeiro, UFMG e Centro Universitário UNI-BH
Doutor em Educação pela UFMG. Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela UFMG. Professor do UNI-BH.
Publicado
2016-12-29
Como Citar
Almeida, G. T., Ituassu, C. T., & Ribeiro, L. P. (2016). UM ESTUDO SOBRE A CATEGORIA TRABALHO: SUA EVOLUÇÃO E ÓTICA SIMBÓLICA. REVISTA CEREUS, 8(3), 65 - 82. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1013
Seção
Artigos