O CONCUBINATO E SEUS EFEITOS PATRIMONIAIS E PREVIDENCIÁRIOS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

  • Lucinara Batista de Souza UNIRG
  • Gilson Henrique de Jesus UNIRG
  • Fábio Araújo Silva UNIRG

Resumo

A base de qualquer estrutura humana é a família, independente da modalidade em que esta se forma. A figura do concubinato surge com a infidelidade presente nas relações tidas entre homens e mulheres casados mesmo tendo a monogamia como valor consagrado em nosso Ordenamento Jurídico. O presente artigo reside, para tanto, na caracterização do concubinato como uma relação de efeitos jurídicos no âmbito da legislação civil brasileira a fim de que possa ser atribuída a esta, proteção jurídica, verificando desse modo se as concubinas possuem direitos patrimoniais e previdenciários quando mantêm, por determinado tempo, uma relação com uma pessoa que continua vinculada a outro relacionamento, bem como os efeitos que podem gerar em decorrência da extinção desse tipo de união, pois a ausência de legislação que disponha sobre os direitos dos indivíduos envolvidos em uma união concubinária implica em deixar que inúmeras pessoas fiquem a mercê da análise individual e compreensão dos responsáveis pela aplicação do direito ao caso concreto. Através do levantamento bibliográfico e estudo de jurisprudências é possível emitir, não necessariamente respostas, mas alguns posicionamentos orientadores a respeito de tal questionamento. Afinal, por meio do moderno estudo do Direito de Família reacende a discussão sobre o reconhecimento desta prerrogativa.

Biografia do Autor

Lucinara Batista de Souza, UNIRG

Acadêmica do Curso de Direito do Centro Universitário UNIRG

Gilson Henrique de Jesus, UNIRG

Professor Orientador do Curso de Direito do Centro Universitário UNIRG

Fábio Araújo Silva, UNIRG

Professor do Centro Universitário UNIRG, Advogado, Engenheiro-Agrônomo, pós-graduado em Direito Tributário, Pós-graduando em Ciências Criminais, Mestre em Produção Vegetal.

Publicado
2018-03-10
Como Citar
Souza, L. B. de, Jesus, G. H. de, & Silva, F. A. (2018). O CONCUBINATO E SEUS EFEITOS PATRIMONIAIS E PREVIDENCIÁRIOS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. REVISTA CEREUS, 9(4), 34-47. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1193
Seção
Artigos