A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS DECISÕES DO TRIBUNAL DO JÚRI

  • Robson Ferreira VARANDA UNIRG
  • Ellem Dayanne Rodrigues Vinhal SOUZA UNIRG
  • Fábio Araújo SILVA UNIRG

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem o intuito de analisar sobre a influencia da mídia no Tribunal do Júri, principalmente no que diz respeito à formação do juízo de valor do juiz penal e os consequentes efeitos que traz na prática processual penal. Desta forma, buscou este trabalho fazer uma abordagem acerca do Tribunal do Júri e a constituição deste instituto no ordenamento jurídico pátrio e sua efetiva consolidação e os tramites que caracterizam este Tribunal Popular, tais como a função exercida pelos jurados, os direitos e deveres destes. Em seguida, tratou de estudar a ênfase dada pelos meios de comunicação de radio e TV aos que possui grande repercussão midiática, que geralmente resultam na alteração ou até mesmo criação de leis. A influência que a mídia exerce na sociedade é inegável. Desta forma, o trabalho em questão busca mostrar como a mídia tem o poder de exercer influências nas decisões do Tribunal do Júri, principalmente quando a notícia é veiculada de forma parcial nos casos de crimes dolosos contra a vida e que obteve grande repercussão. No presente trabalho será empregado o método dialético de abordagem, analisando a relação dos veículos de mídia atualmente e o sistema penal brasileiro, especificamente no que diz respeito ao Tribunal do Júri. 

Biografia do Autor

Robson Ferreira VARANDA, UNIRG
Acadêmico do curso de direito da UNIRG
Ellem Dayanne Rodrigues Vinhal SOUZA, UNIRG
Professora do curso de direito da UNIRG
Fábio Araújo SILVA, UNIRG

Professor do Centro Universitário UNIRG, Advogado, Engenheiro-Agrônomo, pós-graduado em Direito Tributário, Pós-graduando em Ciências Criminais, Mestre em Produção Vegetal.

Publicado
2018-03-10
Como Citar
VARANDA, R. F., SOUZA, E. D. R. V., & SILVA, F. A. (2018). A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS DECISÕES DO TRIBUNAL DO JÚRI. REVISTA CEREUS, 9(4), 48-62. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1254
Seção
Artigos