ANÁLISE DO EFEITO ANSIOLÍTICO DE EXTRATO DE FRUTOS DE NONI (Morinda citrifolia L.) USANDO MODELO ANIMAL
Resumo
Introdução: Os transtornos de ansiedade consistem em um grupo de agravos de importância para a saúde. Estudos com espécies vegetais vêm sendo realizados na perspectiva de constituir tratamento alternativo. Há relatos de efeitos benéficos atribuídos ao noni (M. citrifolia), inclusive ansiolítico, porém, como são poucas as informações, este se encontra vetado pela ANVISA para fins terapêuticos. A experimentação com modelo animal é útil neste contexto e o Labirinto em Cruz elevado (LCE) é usado para analisar o efeito ansiolítico. Projeto aprovado pelo CEUA-UNIRG no 017. Objetivo: Avaliar em roedores o isolamento social como fator ansiogênico no LCE e o noni como ansiolítico. Materiais e método: Durante 21 dias foram usados três grupos de ratas Wistar: grupo C (controle, n=4) numa mesma caixa em convívio social; grupo IS (n=4) isoladas cada qual numa caixa; e grupo ISN (n=4), igualmente isoladas e tratadas com extrato de noni 10%. As sessões foram filmadas por 5 minutos para posterior análise da atividade exploratória avaliada pelos tempos (T%) e frequências de entrada (F%) no braço aberto e na região central do LCE. Resultados: T% e F% nos braços abertos foram menores nos grupos IS e ISN comparados ao grupo C, porém não significativos (P>0,05). Na região central, T% e F% foram maiores nos grupos C e ISN relacionados a IS, sugerindo tendência da ação ansiolítica do noni, embora não significativo (P>0,05). Conclusão: O isolamento social é um fator ansiogênico e a ação do noni sugere propriedade ansiolítica nas condições avaliadas.- Figura 1. Isolamento de ratas Wistar em caixa única, Grupo C (controle, n=4).
- Figura 2. Isolamento de ratas Wistar em caixa, Grupo IS (n=4) em dieta padrão e Grupo ISN (n=4) tratado com suco de noni a 10%.
- Figura 3. Ratas submetidas ao Labirinto em Cruz Elevado (LCE).
- Figura 4. Gráfico das porcentagens do tempo nos braços abertos (%TA) e do tempo no centro (%TC), dos diferentes grupos.
- Figura 4. Gráfico das porcentagens do tempo nos braços abertos (%TA) e do tempo no centro (%TC), dos diferentes grupos.
- Figura 5. Gráfico das porcentagens da frequência nos braços abertos (%FA) e da frequência no centro (%FC), dos diferentes grupos.
- Figura 5. Gráfico das porcentagens da frequência nos braços abertos (%FA) e da frequência no centro (%FC), dos diferentes grupos.
- Tabela 1. Porcentagens do tempo nos braços abertos (%TA), tempo no centro (%TC), frequência nos braços abertos (%FA) e frequência no centro (%FC), dos diferentes grupos.
- Termo transferência de direitos autorais
- Termo de aprovação do comitê de ética animal ( CEUA-UNIRG no 017)
Publicado
2016-09-15
Como Citar
Costa, A. K. S., Almeida, H. da S., Frazão, C. T. V., Neves, L. L., Oliveira, E. R. de, Rocha, G. de M., Bessa, N. G. F. de, & Ogawa, W. N. (2016). ANÁLISE DO EFEITO ANSIOLÍTICO DE EXTRATO DE FRUTOS DE NONI (Morinda citrifolia L.) USANDO MODELO ANIMAL. REVISTA CEREUS, 8(2), 144 - 154. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1301
Seção
Artigos
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.