CARACTERIZAÇÃO DAS VÍTIMAS ATENDIDAS NA VARA ESPECIALIZADA DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NA COMARCA DE GURUPI-TO
Resumo
A violência contra a mulher apresenta práticas que envolvem violência psicológica, física, sexual, patrimonial e moral. Com objetivo de caracterizar essas vítimas atendidas no primeiro semestre do ano de 2012 na Vara Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Gurupi-TO quanto aos aspectos sociais e psicológicos, e a importância do trabalho do profissional psicólogo junto a uma equipe multidisciplinar, evidenciando o contexto jurídico como propulsor da atuação desses profissionais, foi realizada uma pesquisa nos pareceres sociais e relatórios de atendimentos elaborados pela equipe multidisciplinar (assistentes sociais e psicólogos) da citada Vara, oriundos dos atendimentos às vítimas. Os resultados mostraram que o contexto social das vítimas de violência que foram atendidas no primeiro semestre do ano de 2012 é caracterizado por mulheres na faixa etária dos 21 aos 30 anos de idade, com baixa escolaridade (nível fundamental incompleto) e que a maior parte da amostra se encontrava desempregada ou ocupando atividades relacionadas com o trabalho doméstico. No que se refere aos aspectos emocionais evidenciados por essa população percebeu-se que, devido à falta de dados referentes a esse contexto, não foi possível delimitar um perfil emocional das vítimas.
Palavras-chave: Violência contra a mulher. Equipe multidisciplinar. Lei Maria da Penha.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.