A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE

  • Laianne Souza Guilherme Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
  • Pedro Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
  • José Lucas Santos Oliveira Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
  • Anna Fernanda Beatriz Amorim
  • Edevaldo Silva Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas http://orcid.org/0000-0002-8245-3438

Resumo

A educação é um processo formativo do cidadão que visa transmitir os conhecimentos adquiridos para o próximo, com ênfase em um pensamento crítico e reflexivo. O objetivo desta pesquisa foi de analisar o conhecimento e o uso da interdisciplinaridade e a Educação Ambiental na prática docente. Foram entrevistados 18 professores de duas escolas do ensino público de Catingueira, Paraíba. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 28 afirmativas, sendo três questões discursivas. Além de outras variáveis (gênero, idade, titulação, tempo de ensino). Os professores (72,2%, n = 13) demonstraram possuir conhecimento sobre o uso da interdisciplinaridade em um contexto ambiental, e (61,0%, n = 11), realizam atividades práticas com temas ambientais. (66,7%, n = 12) relataram a capacidade da interdisciplinaridade está envolvida em um contexto de diversos conteúdos, (33,3%, n = 6) encontram dificuldades em apresentar um ensino interdisciplinar devido, principalmente, a (72,2%, n = 13), capacitação pessoal e (61,1%, n = 11) e a falta de parcerias. Houve correlação significativa (p<0,001) entre o tempo de ensino do professor e a sua percepção de que o envolvimento dos assuntos de maneira interdisciplinar.  Assim, é necessário estimular os alunos a assistirem as aulas e possivelmente motivar os professores a buscarem melhor capacitação para abordar um ensino de qualidade e inserir a Educação Ambiental de maneira interdisciplinar no currículo escolar abrangendo diversas áreas do conhecimento.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
Guilherme, L. S., Santos, P. S., Oliveira, J. L. S., Amorim, A. F. B., & Silva, E. (2017). A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE. REVISTA CEREUS, 9(1), 3-17. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1537
Seção
Artigos