PERFIL MOTOR DE IDOSOS: EXISTE EXERCÍCIO FÍSICO MAIS EFICAZ?

Resumo

Objetivo: Verificar a relação entre o perfil psicomotor de idosos que participam de diferentes programas de exercício físico, bem como sedentários, além de apresentar a influência do sexo no perfil psicomotor. Métodos: A amostra foi composta por 45 idosos divididos em três grupos (i.e. idosos que faziam hidroginástica – GH; idosos que faziam musculação – GM; idosos que não faziam um programa regular de exercício físico – GC), os quais realizaram testes psicomotores que avaliavam a coordenação motora, equilíbrio, esquema corporal, estruturação espacial e temporal. Para a realização dos testes, foi utilizada a bateria psicomotora de Rosa Neto (2007). Resultados: Na comparação entre grupos não houve diferenças significativas, porém, percebe-se que os idosos praticantes de musculação estão aparentemente melhores que os demais participantes. E quando comparadas as diferenças entre os sexos os homens estão significativamente melhores que as mulheres nas classificações de esquema corporal, estruturação espacial, estruturação temporal e na classificação geral. Conclusão: Entre os grupos (ativo e sedentário) houve diferença significativa. Contudo ficou evidenciado que os idosos praticantes de musculação mostraram-se melhores que os demais participantes. E quando comparados entre os sexos, os homens estão significativamente melhores que as mulheres. 

Palavras-chaves: Idosos, Psicomotricidade, Exercícios Físicos.

Biografia do Autor

Iransé Oliveira-Silva, UniEVANGÉLICA
Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1997); Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2003; 2016). Atualmente atua como diretor do curso de Educação Fúsuca da UniEVANGÉLICA. Tem experiência na área de Educação Física, interessando-se em pesquisa que inclue: aspectos cardiovasculares e neuromusculares associados à saúde e ao desempenho em diferentes esportes.
Publicado
2017-12-29
Como Citar
Venâncio, P. E. M., DA SILVA, S. S. N., & Oliveira-Silva, I. (2017). PERFIL MOTOR DE IDOSOS: EXISTE EXERCÍCIO FÍSICO MAIS EFICAZ?. REVISTA CEREUS, 9(3), 171-183. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1636
Seção
Artigos