EXPERIÊNCIA NO SEGUNDO ANO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL CATEGORIA ENFERMAGEM: PRÁTICA HOSPITALAR.

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de uma residente em saúde mental durante o campo de prática hospitalar no Pronto Socorro de um hospital geral localizado na Região Norte do Brasil. Métodos: Estudo exploratório de natureza qualitativa do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência da residência multiprofissional em Saúde Mental, categoria enfermagem, orientado pela identificação dos principais problemas evidenciados no cotidiano do Pronto Socorro no período compreendido entre setembro e dezembro de 2015. Resultados: A prática profissional baseada em metodologias ativas contribui para a formação de um profissional com pensamento critico reflexivo de suas ações, sendo esta estratégia de formação um instrumento capaz de incentivar mudanças nos profissionais que já atuam no serviço. Conclusões: As residências multiprofissionais produzem reflexões entre profissionais e discentes sobre a assistência integral em saúde sendo direcionada quando realizada por meio de metodologias ativas.

Biografia do Autor

JACIANE Araujo Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS FUNDAÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PALMAS
Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Mestranda em Ciências da Saúde - Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Saúde Mental - Centro Universitário Luterano de Palmas, modalidade Residência Multiprofissional. Especialista em Gestão em Saúde, EAD, pela Universidade Federal do Tocantins. Preceptora Voluntária do Pet Saúde Gradua SUS. Enfermeira na Prefeitura Municipal de Palmas. Experiência na área de Saúde Mental e Atenção Básica Atou por oito meses no Núcleo de Apoio ao Saúde da Família - NASF. Prêmio Jovem Pesquisador em 2011 promovido pelo CEULP/ULBRA Orientadora ? Dra. Gessi Araújo. Ex bolsista do Programa PET Saúde - Vigilância Epidemiológica. Professora convidada do curso de Enfermagem/UFT em 2014. Áreas principais de atuação: Saúde Mental, Saúde da Família, Doenças Crônicas não transmissíveis.
Publicado
2019-08-08
Como Citar
Cavalcante, J. A. (2019). EXPERIÊNCIA NO SEGUNDO ANO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL CATEGORIA ENFERMAGEM: PRÁTICA HOSPITALAR. REVISTA CEREUS, 11(2), 21-31. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1841
Seção
Artigos