O TÊNIS DE QUADRA NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO
Resumo
O objetivo do presente estudo foi identificar se o tênis de quadra é aplicado para as turmas de 6º ao 9º ano da rede Municipal de ensino de Gurupi-TO, por meio da análise do discurso do professor de Educação Física sobre as possibilidades e as dificuldades de ensino dessa modalidade esportiva. A presente pesquisa foi desenvolvida com oito docentes das escolas municipais de Gurupi-TO, que atuam na segunda fase do ensino fundamental. Utilizou-se de uma entrevista estruturada composta de três perguntas geradoras como instrumento para coleta de dados e analisado por meio da técnica Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados demonstram que 75% dos sujeitos responderam que as escolas municipais de Gurupi-TO não tem o ensino do tênis de quadra como conteúdo curricular, justificado pela falta de condições materiais e espaços inadequados oferecidos pelas escolas. Os professores que desenvolvem esse conteúdo no contexto escolar (25% dos sujeitos), realizam adaptações materiais e de espaço físico para o ensino dessa modalidade.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.