CAPITAL SOCIAL E ENSINO SUPERIOR: um diagnóstico do capital social entre os docentes do Centro Universitário UnirG e suas implicações para o contexto local e regional

  • Alessandra Gomes Duarte Lima Centro Universitário UnirG

Resumo

O tema capital social, por meio dos laços de confiança e reciprocidade entre grupos, redes e organizações, ganha relevância podendo traduzir-se em fator positivo para o desenvolvimento e o bem-estar social. Nesse contexto, o presente trabalho buscou conhecer, por meio de uma pesquisa descritiva, as características do capital social dos docentes do Centro Universitário UnirG, IES de Gurupi-TO. Utilizou-se como instrumento um questionário, aplicado a uma amostra de 158 professores que teve como referência o Questionário Integrado para Medir Capital Social (QI-MCS), do Banco Mundial. Pela análise das dimensões propostas por Grotaert et al (2003), percebeu-se a presença de baixos níveis de capital social entre o grupo, ao se encontrar frágeis laços de confiança, solidariedade e cooperação, que são o alicerce do capital social, podendo tal fator estar associado à instabilidade do ambiente institucional e também a questões culturais, o que pode comprometer o fortalecimento da IES e sobretudo o contexto local e regional.

Biografia do Autor

Alessandra Gomes Duarte Lima, Centro Universitário UnirG
Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté-SP (2012), especialista em Marketing pela UFRJ (2002) e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Goiás (1994). Tem experiência profissional na área de comunicação e marketing. É professora adjunta I do curso de Jornalismo do Centro Universitário UnirG, em Gurupi-TO
Publicado
2018-12-29
Como Citar
Duarte LimaA. G. (2018). CAPITAL SOCIAL E ENSINO SUPERIOR: um diagnóstico do capital social entre os docentes do Centro Universitário UnirG e suas implicações para o contexto local e regional. REVISTA CEREUS, 10(4), 85-97. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2206
Seção
Artigos