CAPITAL SOCIAL E ENSINO SUPERIOR: um diagnóstico do capital social entre os docentes do Centro Universitário UnirG e suas implicações para o contexto local e regional
Resumo
O tema capital social, por meio dos laços de confiança e reciprocidade entre grupos, redes e organizações, ganha relevância podendo traduzir-se em fator positivo para o desenvolvimento e o bem-estar social. Nesse contexto, o presente trabalho buscou conhecer, por meio de uma pesquisa descritiva, as características do capital social dos docentes do Centro Universitário UnirG, IES de Gurupi-TO. Utilizou-se como instrumento um questionário, aplicado a uma amostra de 158 professores que teve como referência o Questionário Integrado para Medir Capital Social (QI-MCS), do Banco Mundial. Pela análise das dimensões propostas por Grotaert et al (2003), percebeu-se a presença de baixos níveis de capital social entre o grupo, ao se encontrar frágeis laços de confiança, solidariedade e cooperação, que são o alicerce do capital social, podendo tal fator estar associado à instabilidade do ambiente institucional e também a questões culturais, o que pode comprometer o fortalecimento da IES e sobretudo o contexto local e regional.
Copyright (c) 2018 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.