K-MEANS-NET: Clusterização e Escolha de Gateways em Redes de Sensores sem Fio

  • Larissa Correia

Resumo

O posicionamento de nós gateways em uma rede de sensores sem fio com múltiplos saltos tem impacto direto na qualidade dos serviços da rede. Uma boa escolha dos gateways resulta em um menor número de saltos entre um nó e seu gateway (GW) correspondente na rede, causando menos perdas, menor tempo de comunicação e melhorando a qualidade de serviço. O tamanho da rede pode tornar o problema de encontrar soluções ótimas para a implantação dos gateways bastante complexo. Este trabalho propõe um algoritmo baseado no método K-means em conjunto com teoremas de substituição com a finalidade de dividir a rede em K sub-redes e na escolha do GW de cada uma delas. Os teoremas de substituição são usados para encontrar nós não redundantes, possíveis gateways, em cada cluster dividido pelo K-means. A adaptação da utilização simultânea destes dois métodos fornece boas soluções para a implantação dos GWs na rede, bem como já fornece o conjunto de nós de cada GW.

Biografia do Autor

Larissa Correia
Graduanda em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ - Campus Alto Paraopeba - Ouro Branco, Minas Gerais.
Publicado
2018-08-04
Como Citar
Correia, L. (2018). K-MEANS-NET: Clusterização e Escolha de Gateways em Redes de Sensores sem Fio. REVISTA CEREUS, 10(2). Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2237