Previsão de Deslocamentos Verticais Medido por Extensômetros de um Bloco da Barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu

  • Samuel Bellido Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR http://orcid.org/0000-0002-9289-6670
  • Tásia Hickmann Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Jairo Marlon Côrrea Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Cleverson Gonçalves dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Edgar Manuel Carreño Franco Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Jotair Elio Kwiatkowski Junior Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO

Resumo

Este artigo apresenta a modelagem de séries temporais provenientes dos extensômetros EM-I-7-1 e EM-I-9-1 instalados na fundação e localizados no bloco I10 da Barragem da Usina de Itaipu. Para tanto foi utilizado o método híbrido para previsões de séries temporais chamada SARIMA Support Vector Regression Wavelet de Múltiplos Núcleos (SSVRWMN) para a projeção dos deslocamentos verticais de um bloco da barragem da usina hidrelétrica de Itaipu. A projeção dos deslocamentos verticais consiste em uma das observações mais importantes na supervisão do comportamento da estrutura da barragem. Todos os resultados estatísticos alcançados por SSVRWMN são mais acurados que outras técnicas tradicionais (usadas aqui como benchmark), encorajando a sua adoção para tal finalidade.

Biografia do Autor

Samuel Bellido Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2007), doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2015); e pós-doutoramento em Métodos Numéricos Híbridos de Previsão. Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Previsões de Séries Temporais (Support Vector Regression, Redes Neurais, Modelos SARIMA, Modelos GARCH, incluindo Decomposição Wavelet).
Publicado
2018-08-04
Como Citar
Rodrigues, S. B., Hickmann, T., Côrrea, J. M., dos Santos, C. G., Franco, E. M. C., & Kwiatkowski Junior, J. E. (2018). Previsão de Deslocamentos Verticais Medido por Extensômetros de um Bloco da Barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu. REVISTA CEREUS, 10(2). Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2246