Estimativa de Fluxo Térmico com Variação Temporal Empregando Imagens Termográficas e o Método de Luus-Jaakola

  • Caroline Amaral Blaudt Instituto Politécnico do Rio de Janeiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ)
  • Emerson de Lima Sanches Instituto Politécnico do Rio de Janeiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ)
  • Diego Campos Knupp Instituto Politécnico do Rio de Janeiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ)
  • Luiz Alberto da Silva Abreu Instituto Politécnico do Rio de Janeiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ)
  • Antônio José da Silva Neto Instituto Politécnico do Rio de Janeiro - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a análise da estimativa da variação temporal do fluxo de calor em uma placa termicamente fina a partir de medições de temperatura obtidas via termografia por infravermelho. O problema direto foi formulado considerando-se uma abordagem por parâmetros concentrados (lumped analysis), enquanto o problema inverso foi formulado implicitamente, com a definição de uma função objetivo a ser minimizada. O procedimento de minimização foi então realizado com o algoritmo de Luus-Jaakola. Foram gerados resultados com dados experimentais simulados, com a adição de ruído, para verificação do código. Posteriormente, alguns resultados envolvendo dados experimentais reais foram também empregados. Dos resultados obtidos conclui-se que o modelo empregado descreve satisfatoriamente o problema, dentro das incertezas de cálculo para os parâmetros do modelo e das incertezas dos dados experimentais.
Publicado
2018-08-04
Como Citar
Blaudt, C. A., Sanches, E. de L., Knupp, D. C., Abreu, L. A. da S., & da Silva Neto, A. J. (2018). Estimativa de Fluxo Térmico com Variação Temporal Empregando Imagens Termográficas e o Método de Luus-Jaakola. REVISTA CEREUS, 10(2). Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2271