PREVALÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS EM CÃES TRIADOS NO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE GURUPI, TOCANTINS

  • Marcos Gontijo da Silva Centro Universitário Unirg

Resumo

Introdução: Os cães domésticos são fonte de enteroparasitoses com potencial de transmissão aos seres humanos. Objetivo: Analisou-se a prevalência de parasitos intestinais em cães recolhidos e mantidos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Gurupi Tocantins. Metodologia: Foram avaliados 126 cães recolhidos pelo centro de controle de zoonoses de Gurupi, Tocantins onde foi realizada análises parasitológicas de fezes nos cães pela técnica de Hoffman e Faust. Foram avaliados a prevalência e os fatores de risco para contaminação parasitária pelo teste estatístico ODDS RATIO com p ≤ 5%. Resultados: A prevalência encontrada foi de 39,20% cães contaminados, sendo que 24,80% possuíam ancilostomídeos, 9,60% Entamoeba histolytica e 3,20% por Toxocara canis. Dos cães adultos, 44,62% estavam contaminados e 32,76% dos filhotes. Os cães sem raça definida apresentaram 1, 65 vezes mais chance de possuir parasitos do que os cães de raça, com OR: 1,65, IC: 1,01- 5,01, p:0001. Não houve relação entre aspectos clínicos e positividade com OR: 1,00, IC: 0,40- 2,54; p: 0,990. Conclusão: Os dados encontrados mostram que a prevalência de enteroparasitoses caninas em Gurupi-TO com potencial de transmissão para o ser humano é alta.

Biografia do Autor

Marcos Gontijo da Silva, Centro Universitário Unirg
Doutor em Medicina tropical pela Universidade Federal de Goiás (2014), Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2006), Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e professor titular de parasitologia do Centro Universitário UNIRG em Gurupi,Tocantins. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, clínica e diagnóstico da toxoplasmose gestacional e congênita.
Publicado
2018-09-19
Como Citar
Silva, M. G. da. (2018). PREVALÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS EM CÃES TRIADOS NO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE GURUPI, TOCANTINS. REVISTA CEREUS, 10(3), 27-37. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2322
Seção
Artigos