Atividade antioxidante e microbiológica in vitro de extratos de folhas de Anacardium occidentale L

Resumo

As espécies de Anacardium occidentale (caju e cajuí) são nativas do norte e nordeste do Brasil, possuem compostos bioativos no seu metabolismo secundário com funções antioxidantes, anti-inflamatório e microbicida. As bactérias multirresistentes são um grande problema de saúde pública e a utilização das plantas medicinais podem ser uma alternativa para complementar o tratamento, pois contém metabólitos que podem ser menos tóxicos e mais eficazes contra a resistência bacteriana. Foram coletadas folhas de duas plantas de A. occidentale (caju e cajuí), secas e trituradas e submetidas a extração com etanol PA. Foram analisadas a composição centesimal, testes de captura de radicais pelas técnicas de DPPH e ABTS e determinação da concentração inibitória mínima frente a cepas bacterianas multirresistentes, oriundas do Hospital Geral de Palmas.  Resultaram em atividade antioxidante in vitro nos dois extratos, e com maior ação microbicida em cepas de Staphylococcus aureus e Acinetobacter baumannii. Estes resultados poderão contribuir com as práticas complementares e alternativas do Sistema Único de Saúde (SUS) favorecendo também, a busca por compostos menos tóxicos e com menores efeitos colaterais.

Biografia do Autor

Anderson Barbosa Baptista, Universidade Federal do Tocantins

Doutor  em Ciências da Nutrição e Saúde . Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Medicina e Universidade Federal de Viçosa.

Guilherme Nobre Lima do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Química.  Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Nutrição.

Maria do Carmo Gouveia Peluzio, Universidade Federal de Viçosa

Doutora  em  Imunologia e bioquímica. Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Nutrição e Saúde.

Publicado
2021-10-11
Como Citar
Anderson Barbosa Baptista, Guilherme Nobre Lima do Nascimento, & Maria do Carmo Gouveia Peluzio. (2021). Atividade antioxidante e microbiológica in vitro de extratos de folhas de Anacardium occidentale L. REVISTA CEREUS, 13(3), 83-98. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3492
Seção
Artigos