A pandemia de SARS-CoV-2: Cenários epidemiológicos e medidas de correlações

Resumo

A pandemia de Coronavírus se apresentou como um dos problemas mais complexos de saúde pública, em sua magnitude, até o presente momento da história da humanidade. Uma possibilidade de orientar as políticas públicas para combater esta enfermidade é a proposição de modelos preditivos em relação a difusão do SARS-CoV-2. Este artigo tem como objetivo apresentar alguns modelos epidemiológicos, como o modelo SEIAHR e métodos de ajustes não-lineares (por meio de Gaussianas) utilizados para realizar estimativas sobre a propagação do Coronavírus em países como a Itália e Brasil. Destaca-se a proposição de um Modelo de Física do Estado Sólido como método de previsão. Uma curva sigmoide especificamente utilizada em processos de transformação de materiais sólidos: a equação de Avrami ou de Johnson-Mehl-Avrami-Kolmogorov (JMAK). Também é apresentado em que nível um Estado da Região Norte (Pará) e um do Sudeste (Espírito Santo) apresentaram um comportamento de correlação na difusão do Coronavírus em território nacional, em comparação com os demais Estados Brasileiros. O percurso metodológico é por meio de métricas de correlações estatísticas. Ao fim, podemos inferir que as metodologias utilizadas foram capazes de propor um padrão quanto ao processo de disseminação do Coronavírus acerca das regiões estudadas.

Biografia do Autor

Jefferson Oliveira do Nascimento, Programa de Modelagem Computacional - CIMATEC, Salvador/BA

Realizou Pós-Doutorado em Sistemas Complexos (com pesquisas em Cenários Epidemiológicos - cujo o foco foi a disseminação do Coronavírus no Brasil) no CIMATEC, em Salvador/BA. Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, na linha de pesquisa de Sistemas Complexos, também pelo CIMATEC. Mestre em Ciências Exatas (PPGECE/Rio Grande do Sul), onde desenvolveu pesquisas em Física (Modelagem Computacional, Simulação Computacional e Psicologia Cognitiva). Pós-graduado em Ensino de Física, pela Universidade Federal do Pará (2006) e também em Desenvolvimento de Sistemas Utilizando Software Livre, pela Universidade da Amazônia. É graduado em Licenciatura Plena em Física, pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é pesquisador na área de Sistemas Complexos, Teoria dos Grafos, Teoria de Redes, Cenários Epidemiológicos e Ensino de Física. É Referee (árbitro) ad-hoc da SBF (Sociedade Brasileira de Física) na área de pesquisa em Ensino de Física, do Encontro Científico de Física Aplicada da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo); e da Revista de Periódicos Científicos Cereus. . Pertence ao Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação (NPAI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e de Fenômenos de Transporte (Supercondutividade) e Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Carlos Augusto Cardoso Passos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa na Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - FAPES (2013 a 2016). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Espírito Santo. Também fez o pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (2008). Tem experiência na área de Física, com ênfase em cerâmica supercondutoras atuando principalmente nos seguintes temas: high-Tc, cerâmica Hg,Re-1223, resistividade elétrica, flutuações térmicas, corrente crítica, pressão externa e hidrostática, difração de raios X, absorção de raios X. Atua em temas de Ensino de Física.

Joana D'Arc Silva Galvão de Carvalho, CIMATEC/BA

Docente da UNISBA,desde 02/2018, no curso de Direito ministra Direito Tributário, e Prática Tributária, e no curso de Administraçāo ministra aula de Administração Contábil, Direito Tributário e do Trabalho e Direito Empresarial e do Consumidor. Ministrou aulas no Curso de Direito e Ciências Contábeis da Faculdade Dom Pedro II (2010-2017): Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Internacional, Direito Empresarial para Tecnólogo de Logística , Ministrou Direito do Petróleo e Gás, para o curso de Tecnólogo da Faculdade Dom Pedro II. DOUTORANDA na FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL DOUTORADO-2017.1 Mestrado em Contabilidade pelo Centro de Pós Graduação e Pesquisa da Fundação Visconde de Cairu (2001). Graduação em Direito pelo Centro Universitário da Bahia (2008). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992) e Pós-graduada em Direito Tributário -IBET-BA(2012.1), Pós -graduada pela ESCOLA DE MAGISTRADOS DA BAHIA -EMAB(2012.1), Pós graduada em Auditoria pelo Centro de Pós Graduação e Pesquisa da Fundação Visconde de Cairu(1998 a 1999), e Pós-graduada em Direito Administrativo na Faculdade Integrada.(2015-2016). Pós- graduanda em Especialização em Coaching - Faculdade Unyleya(2017.1) Sócia gerente da Galvão e Galvão Advogados Associados.Atuando na área jurídica e contábil.

Estéfano Aparecido Vieira, Instituto Federal do Espírito Santo

Atualmente Diretor de Planejamento e Negócios do Polo de Inovação Vitória - Ifes com credenciamento pelo EMBRAPII na área de Metalurgia e Materiais. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos - DEMa (2004). É professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais do Instituto Federal do Espírito Santo - PROPEMM - Ifes. Possui experiência e desenvolve trabalhos nas seguintes áreas: controle químico em processos de refusão de aços; tratamentos termomecânicos de aços e outras ligas; processos alternativos para fabricação de ferro metálico; solidificação e tixoconformação. 

Marcelo Albano Moret, Universidade Estadual da Bahia; CIMATEC/BA

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado - SENAI - Departamento Regional da Bahia, professor titular da Universidade do Estado da Bahia e membro do comitê multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, protein folding, auto-similaridade, estatística de tsallis e generalized simulated annealing.

Publicado
2021-10-11
Como Citar
Nascimento, J. O. do, Carlos Augusto Cardoso Passos, Joana D’Arc Silva Galvão de Carvalho, Estéfano Aparecido Vieira, & Marcelo Albano Moret. (2021). A pandemia de SARS-CoV-2: Cenários epidemiológicos e medidas de correlações. REVISTA CEREUS, 13(3), 246-272. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3568
Seção
Artigos