PERFIL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI REGISTRADO NA DELEGACIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE GURUPI-TO

  • Rejane Dionizio Lima Centro Universitário UnirG
  • Filesmon Pinto Noleto Centro Universitário UnirG
  • Maria Lúcia Silva Alves
  • Dulcimara Carvalho Moraes Centro Universitário UnirG

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de delinear o perfil da criança/adolescente em conflito com a lei, registrado na Delegacia da Infância e Juventude, e ressaltar os fatores desencadeantes dessa identidade. Como direcionadoras do trabalho emergiram as seguintes questões: qual o perfil da criança/adolescente em conflito com a lei? Que fatores e circunstâncias contribuem para a construção dessa identidade? Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória tendo sido utilizados como amostra um total de 40 boletins de ocorrência registrados na delegacia da referida cidade entre os anos de 2008 e 2009. A análise dos documentos apontou as condições sociais do infante e a reprovação da sociedade como fatores da criminalidade infantil.

Palavras-chave: Adolescência. Delinquência infantil. Adolescente infrator.

Biografia do Autor

Rejane Dionizio Lima, Centro Universitário UnirG
Docente do curso de Psicologia, graduação Centro Universitário UNirg, Pós-graduação Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Maria Lúcia Silva Alves
Centro Universitário UnirG
Publicado
2012-12-18
Como Citar
Lima, R. D., Noleto, F. P., Alves, M. L. S., & Moraes, D. C. (2012). PERFIL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI REGISTRADO NA DELEGACIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE GURUPI-TO. REVISTA CEREUS, 4(3), 60-69. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/368
Seção
Artigos