EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A BUSCA PELOS NOVOS OLHARES SOBRE A RECEPÇÃO

  • Meirylaine Pereira Bezerra

Resumo

Pensar a educação,sem estabelecer relação com os meios de comunicação,passou a ser obsoleto.Ainda hoje,muitos profissionais de comunicação e educação não sabem,com clareza,como a conexãoentre as duas áreas se constitui num fator fundamental para a compreensão da formação cultural eeducacional dos indivíduos inseridos na chamada era do acesso2.Este artigo apresenta algumasconsiderações sobre a interface comunicação-educação, além de apontamentossobre duas vertentesteóricas que discutem o papel do receptor no processo da comunicação.Para os pesquisadores dateoria funcionalista,o receptor é passivo, por isso não oferece resistência às mensagens recebidasatravés dos meios de comunicação de massa. Já,sob a perspectiva dos estudos latino-americanos, arecepção é um processo complexo e que necessita ser investigada a partir das mediações incrustadas nacultura da sociedade. O largo crescimento da oferta de cursos através da Educação a Distância (EaD),agregado à expansão dos meios de comunicação de massa, se apresenta como uma oportunidade paraa reflexão sobre tais estudos. Nesta modalidade de ensino, a figura do receptor temcondições aindamaiores de ser um sujeito ativo, autônomo e produtor de conhecimento.
Publicado
2010-07-15
Como Citar
Bezerra, M. P. (2010). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A BUSCA PELOS NOVOS OLHARES SOBRE A RECEPÇÃO. REVISTA CEREUS, 1(1). Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/38
Seção
Ensaios