Paralelização do método Diamond Difference aplicado a problemas de transporte de nêutrons em meios com elevada razão de espalhamento e geometria X,Y
Resumo
Em problemas de transporte de nêutrons com meios materiais de elevada razão de espalhamento, os esquemas iterativos usados convergem lentamente à solução correta. Na literatura são reportadas várias técnicas para acelerar a convergência como a aceleração de Chebychev, reequilíbrio da malha e técnicas aceleração sintética. Neste trabalho, apresentamos a paralelização com OpenMP, como uma técnica de aceleração, usando o método numérico Diamond Difference (DD) com iteração da fonte de espalhamento. Para a paralelização do código usamos a técnica de inversão de ciclos e isolamos as secções críticas fora dos ciclos em cada iteração. Os resultados gerados pelo método convergem a solução de referência para grades espaciais finas e requerem elevados tempos de processamento no caso serial em problemas de alta razão de espalhamento. Para grades grossas, o método é instável obtendo-se valores negativos do fluxo escalar. A implementação paralela do método diminui os tempos de processamento. Melhores tempos de processamento e maiores valores de speedup são reportados com o aumento de número de CPUs usados na execução da versão paralela.
Copyright (c) 2022 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.