FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - VESTÍGIO DA CULTURA PORTUGUESA NO TOCANTINS

  • Maria Wellitânia Oliveira Centro Universitário UnirG

Resumo

O presente texto constitui-se numa análise e inferências acerca da antropologia cultural e da cultura popular. O objeto de estudo será a Festa do Divino Espírito Santo, como vestígio da cultura portuguesa no Estado de Tocantins. Buscamos compreender o caminho percorrido pela tradição portuguesa até o coração do Brasil, também compreender a participação de comunidades, como possuidoras e inovadoras de uma tradição. Para melhor entendimento do assunto, abordamos, inicialmente, alguns conceitos antropológicos de cultura. Posteriormente, um breve histórico sobre a chegada dos portugueses ao Tocantins e apresentação dos elementos que compõem o festejo do Divino Espírito Santo e sua importância sociocultural.

Palavras-chave: Cultura portuguesa, Tocantins, Festejo do Divino Espírito Santo.

Biografia do Autor

Maria Wellitânia Oliveira, Centro Universitário UnirG
Professora Mestra do Curso de Letras da UNIRG. Atua na área de Teoria Literária; Literatura Portuguesa; Literatura Infanto Juvenil e Cultura Brasileira.
Publicado
2013-08-27
Como Citar
Oliveira, M. W. (2013). FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - VESTÍGIO DA CULTURA PORTUGUESA NO TOCANTINS. REVISTA CEREUS, 5(2), 100-111. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/415
Seção
Artigos