PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE GURUPI, TOCANTINS, BRASIL, ENTRE 2003 E 2013

  • marcos gontijo gontijo Unirg

Resumo

Introdução: A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae e manifesta-se por meio de lesões neuro-dermatológicas. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico da hanseníase no município de Gurupi no Estado de Tocantins. Metodologia: Foi feita análise retrospectiva das fichas de atendimento de pacientes com hanseníase na policlínica municipal de Gurupi, Tocantins, Brasil. A variável dependente analisada foi a baciloscopia positiva e as variáveis independentes foram: faixa etária, estado civil, ocupação, origem, sexo, tempo de surgimento das lesões até procurar tratamento, se tem casos na família, se apresentou reações adversas a poliquimioterapia, qual o tipo de reação adversa. Os dados foram tabulados no programa Epi-Info 3.3.2 sendo aplicada estatística descritiva. Resultados: Foram analisados dados 1324 pacientes. Foi observado um pico na incidência em 2004 com 381/100.000 habitantes e uma redução gradual até 93/100.000 habitantes em 2013. A maior parte tinham entre 31 e 40 anos, eram do sexo masculino, com profissão do lar, estudantes ou lavradores, a maior parte dos pacientes demoraram entre 7 e 12 meses para procurar tratamento, mais de 80% tinham casos na família, 30% apresentaram reações do tipo 2, a maior parte eram paucibacilares, a forma clínica mais encontrada foi a tuberculoide, a maior parte se tratou por um período de 7 a 12 meses e os medicamentos usados foram, Rinfapsina, dapsona e clofazimina. Conclusão: A incidência da hanseníase no município esta reduzindo de forma gradual na última década.

Biografia do Autor

marcos gontijo gontijo, Unirg
Doutorando em Medicina tropical pela Universidade Federal de Goiás (2012), Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2006), Possui graduação em Biomédicina pela Universidade Federal de Goiás (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professor titular de parasitologia do Centro Universitário UNIRG em Gurupi-Tocantins. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico da toxoplasmose congênita, controle de vetores, análise histopatológica e histológica.
Publicado
2015-09-03
Como Citar
gontijo, marcos gontijo. (2015). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE GURUPI, TOCANTINS, BRASIL, ENTRE 2003 E 2013. REVISTA CEREUS, 7(2), 58. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/43