Discursos de mães primíparas em relação à prática do aleitamento materno

Resumo

Introdução: A amamentação é uma das intervenções de saúde infantil mais eficazes para promoção da saúde da criança e deve ser exclusiva até o sexto mês de vida. Objetivo: Investigar os discursos de mães primíparas em relação à prática do aleitamento materno no município de Mamonas no norte de Minas Gerais, Brasil. Método: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, realizado com 13 primíparas. Os dados foram coletados no período de agosto a setembro de 2022 por meio de uma entrevista analisada mediante Análise Temática. Resultados: As informantes destacam como importância do aleitamento materno a presença das vitaminas necessárias para nutrição do bebê nos seis primeiros meses de vida, a prevenção de doenças na criança e o estreitamento de vínculo entre o binômio mãe e filho, porém, indicaram que a oferta de orientações sobre o aleitamento materno é negligenciada pela equipe durante o pré-natal. As dificuldades para amamentar são devido a fissuras e ingurgitamento mamário, bico do seio invertido e pressão psicológica por parte dos profissionais. Conclusão: Presume-se que este estudo possa contribuir para conscientizar os profissionais de saúde sobre a necessidade de reflexão sobre suas condutas juntos às gestantes, em relação à conscientização quanto ao aleitamento materno e as intercorrências mamárias.  

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Publicado
2024-07-09
Como Citar
Gonçalves Dias, E., Sá, B. S. de, Miranda, T. L. M., Campos, L. M., & Caldeira, M. B. (2024). Discursos de mães primíparas em relação à prática do aleitamento materno. REVISTA CEREUS, 16(2), 171-185. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4729
Seção
Artigos