PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM GESTANTES ASSISTIDAS EM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO

  • Fernando Pereira Beserra Farmacêutico formado pelo Centro Universitário UnirG
  • Sabrina Guimarães Paiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Sara Falcão de Sousa Centro Universitário UNIRG
  • Samantha Porto da Silva Lopes Farmacêutico formado pelo Centro Universitário UnirG
  • Dayslânne de Araújo Azevedo Farmacêutico formado pelo Centro Universitário UnirG
  • Jaqueline Cibene Moreira Borges Hospital Regional de Gurupi, TO e Centro Universitário UnirG

Resumo

O uso de medicamentos na gestação merece especial atenção pelos riscos potenciais ao feto em desenvolvimento, devendo ser, por princípio, evitado. Dessa forma, realizou-se estudo a fim de caracterizar o perfil de utilização de medicamentos entre mulheres durante a gravidez. Foi avaliado o uso dos medicamentos durante a gestação, apontando principalmente os mais utilizados pelas gestantes que fizeram o pré-natal em serviços do Sistema Único de Saúde em Gurupi, Tocantins. Foram realizadas entrevistas individuais e formulários semi-estruturados aplicados para um total 145 gestantes que se apresentaram para consulta pré-natal no serviço de Obstetrícia da Policlínica Dr. Luiz Santos Filho e em dez Unidades Básicas de Saúde do município de Gurupi. Os dados coletados foram analisados através da estatística descritiva (média, desvio-padrão, frequências relativas e absolutas), utilizando o programa Microsoft Office Excel. Destacam-se em ordem decrescente os medicamentos mais citados pelas gestantes: As classes de medicamentos mais usados foram: antianêmicos, analgésicos, antiespasmódicos e antibióticos. Entre as gestantes, 50 (34,5%) relataram a utilização de plantas medicinais, sendo a erva-cidreira a mais citada 41 (28%), seguida da camomila 29 (20%), capim-santo 21 (14%), erva-doce 3 (6%) na forma de fitoterápico. Dos medicamentos isentos de prescrição médica, destacam-se o paracetamol (Tylenol) e a dipirona (Novalgina). 105 (72,41%) gestantes disseram não concordar com a automedicação, enquanto 40 (27,59%) gestantes concordaram com a prática. Conhecer o perfil dos medicamentos usados na gravidez pode ajudar a planejar programas de esclarecimento para pacientes e de educação continuada para profissionais de saúde.

Palavras-chave: Uso de medicamentos. Gestação. Fármacos e gravidez.

Biografia do Autor

Sabrina Guimarães Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Mestre, Farmacêutico, Professor Assistente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Sara Falcão de Sousa, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Marília - SP (UNIMAR). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). Tem experiência em Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos, Saúde Pública com ênfase em Assistência Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário de Gurupi-TO (UNIRG).

Jaqueline Cibene Moreira Borges, Hospital Regional de Gurupi, TO e Centro Universitário UnirG

Mestre, Farmacêutico, Professor Adjunto, Centro Universitário UNIRG.

Publicado
2014-05-12
Como Citar
Beserra, F. P., Paiva, S. G., Sousa, S. F. de, Lopes, S. P. da S., Azevedo, D. de A., & Borges, J. C. M. (2014). PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM GESTANTES ASSISTIDAS EM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO. REVISTA CEREUS, 6(1), 71-91. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/508
Seção
Artigos