EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM BEBÊS APÓS QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO

  • Rise Iuata Rank Centro Universitário UnirG
  • Joana Estela Rezende Vilela
  • Bartira da Silva Sardinha Messetti
  • Marcos Sampaio Rank
  • Marilia Pantoja Soares

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia do Programa de saúde bucal preventivo e educativo na primeira infância, um trabalho interdisciplinar realizado na cidade de Gurupi-TO,  após 4 anos de sua implantação. Métodos: O presente trabalho foi um estudo transversal, descritivo, em que 60 crianças de 3 anos de idade, ambos os sexos, foram avaliadas em três grupos, G1: participantes do programa, G2: crianças que deixaram de participar, e G3: crianças que nunca participaram do programa. Aplicou-se um questionário às mães e, logo após, as crianças foram submetidas a exame clínico para análise da doença cárie e condição gengival. Resultados: As crianças que frequentaram regularmente o programa não apresentaram a doença cárie, porém as crianças do G2 e G3 desenvolveram a doença em 35% e 70% respectivamente. Para a doença periodontal gengivite, houve diferença significante (p=0,009) quando comparados os grupos G1 e G2, e extremamente significante entre G1 e G3 (p<0.0001), segundo o Teste exato de Fisher. Não houve diferença estatística entre o G2 e G3. Conclusão: O programa Boquinha do Bebê apresenta eficácia para redução das doenças bucais e necessita buscar meios para constante motivação desta comunidade, com a finalidade de evitar o abandono e, consequentemente, a aquisição de doenças. 

Palavras-chave: Odontopediatria. Prevenção Primária. Saúde Bucal. Cárie dental.  

Biografia do Autor

Rise Iuata Rank, Centro Universitário UnirG

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1988), especialização e mestrado em Odontopediatria pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2004), especialização em ORTODONTIA pela UNINGÁ (TO) e doutorado em odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Atualmente é coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário UNIRG de Gurupi. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas da odontopediatria: comportamento e ansiedade, odontologia para bebê, educação e promoção de saúde.

Publicado
2014-05-12
Como Citar
Rank, R. I., Vilela, J. E. R., Messetti, B. da S. S., Rank, M. S., & Soares, M. P. (2014). EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM BEBÊS APÓS QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO. REVISTA CEREUS, 6(1), 54-70. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/560
Seção
Artigos