ENSINO DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO DISCURSO DO PROFESSOR

  • Oziel Pereira da Silva Universidade Federal do Tocantins-UFT
  • Luiza Helena Oliveira da Silva

Resumo

Nas últimas décadas, o ensino de Língua Portuguesa tem sido objeto de questionamentos constantes, sendo a questão central das discussões é ensino da Gramática Normativa, em virtude de esta ocupar lugar privilegiado/exclusividade no roteiro de trabalho de boa parte dos professores. Entretanto, estudiosos têm constatado que a prática tradicional-normativa, por privilegiar a transmissão e a memorização da nomenclatura gramatical com suas inúmeras classificações e regras [à parte do texto], pouco tem contribuído para a formação e o desenvolvimento da competência linguístico-discursiva dos alunos, cujos resultados refletem nos sistemas de avaliação de desempenho. Assim, a questionável eficiência desse modelo abriu precedentes para o surgimento de outra proposta, a Análise Linguística (AL). Esta propõe o estudo dos conteúdos gramaticais a partir de textos que circulam socialmente, levando o aluno a uma reflexão sobre a função dos recursos linguísticos neles empregados. Desse modo, o presente artigo procura compreender o discurso do professor de língua materna, a fim de verificar como ele se posiciona quanto a essas duas possibilidades de ensino. O percurso teórico foi subsidiado pelos pressupostos da Semiótica Discursiva e o metodológico por uma abordagem qualitativa. Os dados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas com dois professores do Ensino Médio e os resultados revelaram que, apesar do reconhecimento da necessidade de mudança teórico-metodológica da práxis, desenvolvem-na sem muita clareza do que realmente é a Análise Linguística.

Palavras-chave: Ensino de gramática. Análise Linguística. Semiótica. 

Publicado
2014-05-12
Como Citar
Silva, O. P. da, & Silva, L. H. O. da. (2014). ENSINO DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO DISCURSO DO PROFESSOR. REVISTA CEREUS, 6(1), 191-208. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/597
Seção
Artigos