A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NA AUTOAPRESENTAÇÃO

  • João Elízio da Rocha Neto Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Resumo

A autoapresentação é um gênero textual discursivo e, quer no texto escrito ou oral, é o “reflexo” do indivíduo produzido por ele mesmo. Pouco reconhecido, existe desde os primórdios. Quando o homem começou a desenvolver a habilidade de se expressar pelo texto literário a autoapresentação já existia na oralidade. É a forma imaginativa que o sujeito se descreve utilizando verossimilhança. É encontrada na prosa e nos versos bem como no dia a dia do convívio social, com o fim de convencer o receptor de uma ideia ou “verdade”. Dessa forma este artigo possibilita, por meio de uma análise da autoapresentação do senhor Janúbio Luiz Pereira à luz dos teóricos, evidenciar este gênero literário que é muito usado e pouco estudado.

 

Biografia do Autor

João Elízio da Rocha Neto, Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Formado em Licenciatura em Portuguesa - Letras, pela Universidade do Estado do Pará. Estudante de Lingua Espanhola e LIBRAS.
Publicado
2014-12-16
Como Citar
da Rocha Neto, J. E. (2014). A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NA AUTOAPRESENTAÇÃO. REVISTA CEREUS, 6(3), 66 a 79. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/615