UMA ANÁLISE DA DIMENSÃO EDUCAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COMO FATOR CRÍTICO DE SUCESSO NA FORMAÇÃO DA MÃO DE OBRA NO MUNICÍPIO DE BARRA

  • Deyvison Roberto Nascimento Mestrando na Universidade de Taubaté
  • Edson Trajano Vieira Universidade de Taubaté

Resumo

O trabalho a seguir objeta desenvolver uma análise referente aos dados e às informações coletadas no subgrupo educação quando se busca analisar o desenvolvimento do município de Barra Mansa, situado no Médio Paraíba Fluminense. A educação municipal será analisada de acordo com a interpretação de indicadores como o IDH e o índice FIRJAN, além de outros dados especificamente relacionados à educação, coletados e elaborados pelo Ministério da Educação, como, por exemplo, resultados da Prova Brasil e a distorção idade-série nos anos da educação básica municipal. A pesquisa será estruturada por meio de revisão bibliográfica para conceituação de fatores técnicos que são importantes para entender a análise que está sendo realizada, além da utilização de análise documental, por meio de publicações de indicadores oficiais e de medições realizadas por órgãos competentes. Mostram os dados coletados que o município não consegue oferecer à população residente uma educação básica de qualidade, apresentando problemas em todos os indicadores coletados, principalmente quando a comparação é utilizada para medição dos avanços municipais em relação ao estado do Rio de Janeiro. Outros problemas que compõem esta situação é a alta distorção idade-série dos alunos da rede pública municipal e também uma alta evasão escolar, o que impede que a formação básica seja plenamente executada. Enfim, o município não vem traçando bons passos para situar-se na figura do desenvolvimento quando a abordagem é feita pelo prisma da educação, necessitando, ainda, da intervenção de uma política pública de qualidade para promover uma melhor formação de mão de obra.

Biografia do Autor

Deyvison Roberto Nascimento, Mestrando na Universidade de Taubaté
Graduado em Administração, MBA em Gestão Estratégica Empresarial, Mestrando en Gestão e Desenvolvimento Regional. Professor do Centro Universitário de Barra Mansa.
Edson Trajano Vieira, Universidade de Taubaté
Economista. Doutor em História Econômica. Professor do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Univerisdade de Taubaté.
Publicado
2014-12-16
Como Citar
Nascimento, D. R., & Vieira, E. T. (2014). UMA ANÁLISE DA DIMENSÃO EDUCAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COMO FATOR CRÍTICO DE SUCESSO NA FORMAÇÃO DA MÃO DE OBRA NO MUNICÍPIO DE BARRA. REVISTA CEREUS, 6(3), 5 a 19. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/616