A EVOLUÇÃO DO IDHM NO ESTADO DO TOCANTINS

  • Sibelly Resch Doutoranda na Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Luis Paulo Bresciani Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Isabel Cristina dos Santos Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Resumo

Este trabalho investiga o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Trata-se de uma pesquisa exploratória, baseada nos dados disponíveis do relatório Atlas do Desenvolvimento, Brasil, que apura o comportamento dos índices relacionados às três dimensões do desenvolvimento: renda, educação e saúde. No caso brasileiro, este estudo desdobra-se a todos os municípios. Entre os estados, o Tocantins foi o que obteve maior crescimento nas séries históricas disponíveis para consulta (1991, 2000, 2010). Diante do resultado, questionam-se quais mudanças acompanharam a evolução do indicador. Para investigar essa questão delimitou-se como objetivo desse estudo analisar os indicadores dos doze municípios que obtiveram crescimento superior a 60% entre 2000 a 2010 no IDHM. Os resultados do estudo apontam que entre as três dimensões avaliadas, a educação é a que mais se destaca. Além disso, o acesso a serviços públicos também obteve significativa melhora acompanhado de uma queda nos indicadores relacionados à pobreza.

Biografia do Autor

Sibelly Resch, Doutoranda na Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Graduada em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutoranda em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente é Professora e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Metodista de São Paulo. 
Luis Paulo Bresciani, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1991), especialização em Relações do Trabalho (Universidade de Harvard, EUA, 1998), e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), incluindo programa "sandwich" em Development Studies (Dphil Programme) junto ao IDS, Institute of Development Studies da University of Sussex, Inglaterra (1999). É professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 2002, tendo como prioridades as temáticas vinculadas ao desenvolvimento econômico local e regional, à gestão da inovação e à gestão do trabalho.
Isabel Cristina dos Santos, Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Bacharel e Mestre em Administração, Doutora em Engenharia (EPUSP, 2004), com Pós-Doutorado em Gestão da Inovação Tecnológica e Economia da Inovação (ITA, São José dos Campos, 2010), com ênfase na Gestão do Conhecimento e da Inovação Tecnológica. Atuou como executiva em organizações multinacionais, na área de gestão de Organizações e Pessoas. Desde 1999, dedica-se à Educação, Ensino e Pesquisa, ministrando as disciplinas relacionadas à Teoria Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas e de Organizações, Gestão do Conhecimento e da Inovação Tecnológica. Atualmente, dedica-se aos estudos dos Sistemas de Inovação e seus desdobramentos aos sistemas de produção polarizados no empreendedorismo de base tecnológica, tendo como objeto de interesse a formação de novos conhecimentos e de competências em Gestão. Professora-pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Publicado
2014-09-12
Como Citar
Resch, S., Bresciani, L. P., & Santos, I. C. dos. (2014). A EVOLUÇÃO DO IDHM NO ESTADO DO TOCANTINS. REVISTA CEREUS, 6(2), 03 a 25. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/626