FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORMOSO DO ARAGUAIA - TO

  • Maria Cícera Fernandes Celedonio Centro Universitário UnirG

Resumo

O Programa Formação Continuada para os professores da Rede Municipal de Formoso do Araguaia é uma proposta do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UnirG, instituída com o objetivo principal de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos alunos da primeira fase por meio da oferta de métodos que possam ser utilizados pelos professores da área de alfabetização. A metodologia adotada foi a de estudo de caso, que possibilitou o conhecimento das necessidades de complementação formativa dos professores e procurou examinar detidamente os componentes de um todo, visando conhecer os fenômenos e fatos particulares que definem possíveis causas e a natureza do problema de aprendizagem do alunado. Nos teóricos buscaram–se elementos para ampliar a compreensão da aquisição da língua escrita pela criança, compreensão do processo de conhecimento do sujeito nos atos da fala e da leitura e a relação pensamento e linguagem. Os resultados evidenciam que a complexidade da situação aponta para a questão da qualificação profissional, entendida aqui como preparo teórico-prático do alfabetizador para trabalhar questões pertinentes à alfabetização, incluída aí a complexa correspondência letra/som do sistema alfabético. Conclui-se que o projeto de formação continuada veio ao encontro dos anseios das professoras, as quais, cientes das dificuldades de aprendizagem do alunado, sentiam-se angustiadas e desconfortadas por não conseguirem solucionar o problema.

Palavras-chave: Alfabetização. Qualificação profissional. Leitura e escrita. Prática docente.

Biografia do Autor

Maria Cícera Fernandes Celedonio, Centro Universitário UnirG

Curso de Pedagogia;

Área- Linguística

Publicado
2013-05-15
Como Citar
Fernandes Celedonio, M. C. (2013). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORMOSO DO ARAGUAIA - TO. REVISTA CEREUS, 5(1), 71. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/63
Seção
Artigos