CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE CRISE

  • Jéssica do Nascimento Rodrigues UFF
  • Mary Rangel UFF

Resumo

As heranças da ciência moderna perduram na produção acadêmico-científica atual. O desenvolvimento desse campo implica indagações sobre o paradigma hegemônico em crise e a teoria das representações sociais soma contribuições para o restabelecimento do conhecimento "vulgar" na formação de percepções/tomada de atitudes. Objetiva-se evidenciar a relevância dessa teoria na compreensão de como os conhecimentos científicos são absorvidos pelo senso comum numa sociedade enaltecedora da ciência. Exemplifica-se com a educação ambiental que, vivendo uma produção acadêmico-científica, se mostra frágil. É urgente o debate socioambiental; e, sendo a educação ambiental um caminho para a superação, investigar RS (re)criadas é também caminho para se pensar práticas/transformações nos processos formativos.

Biografia do Autor

Jéssica do Nascimento Rodrigues, UFF
Possui licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000), especialização em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e em Revisão de Texto pela Faculdade Grande Fortaleza (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (em andamento). Tem experiência na área educacional há 14 anos, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa e em Formação de Educadores. Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa e Literaturas do Colégio Pedro II, instituição federal de ensino, em regime de Dedicação Exclusiva. Integra o Grupo Representação, Imaginário e Educação, da UFF, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, da UFRRJ, e o Grupo Saúde Social: Diversidade, Inclusão e Resiliência, da UERJ.
Mary Rangel, UFF
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora Nível 2 do CNPq. Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense e Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem livros e artigos publicados na área de Educação sobre representações sociais, preconceito, diversidade e escola, educação inclusiva, supervisão pedagógica, implementando pesquisas sobre esses mesmos temas. É líder dos grupos de pesquisa sobre Representação, Imaginário Social e Educação (Universidade Federal Fluminense/CNPq) e sobre Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CNPq). Editora da Revista Conhecimento & Diversidade do Centro Universitário La Salle, RJ, ISSN versão impressa: 1983-3695; ISSN versão online: 2237-8049.
Publicado
2015-04-30
Como Citar
Rodrigues, J. do N., & Rangel, M. (2015). CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE CRISE. REVISTA CEREUS, 7(1), 127-145. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/646