PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ZOONOSES NOS MUNICÍPIOS AFETADOS DIRETAMENTE PELA USINA HIDRELÉTRICA ESTREITO (MA)

  • Helierson Gomes Universidade do Estado do Pará
  • Andrielly Gomes De Jesus Universidade do Estado do Pará
  • Nelson Jorge Da Silva Jr PUC-GO

Resumo

Diante das constantes ações antrópicas resultando em desequilíbrios nos mais diversos segmentos como: ambiental, social e de saúde pública realizou-se um estudo com o objetivo de avaliar o impacto da construção da UHE Estreito na incidência de zoonoses nos municípios de Carolina e Estreito (MA). Metodologia: obtenção das médias de incidência no período que compreende a fase pré-implantação da usina (2001-2005), fase durante a implantação (2006-2010) e fase pós-implantação (2011-2012), enfatizando as zoonoses de importância epidemiológicas na região como é o caso da Dengue, leishmaniose tegumentar e visceral, Doença de Chagas, febre amarela e malária. Resultados: A dengue com 907 casos foi a morbidade com maior prevalência sendo a fase durante a construção da UHE a com a maior incidência 1,75% na cidade de Carolina e 1,59% em Estreito, seguido da leishmaniose tegumentar americana com 175 casos notificados, também apresentando maior incidência no período durante as obras 0,39% em Carolina e 0,47% em Estreito na fase que antecede os inicios das obras. Já a leishmaniose visceral com 91 casos notificados, apresentou maior incidência no município de Carolina no período durante as obras com 0,27% seguido de Estreito com 0,16% na fase após o enchimento total do lago. A Doença de Chagas, febre amarela e malária não apresentaram casos notificados na região de estudo. Conclusão: Os dados obtidos nesse estudo não sugerem a interferência direta entre a construção da UHE e alterações epidemiológicas consideráveis das morbidades estudadas, sugerindo a realização de mais estudos após o período de enchimento do lago.

Biografia do Autor

Helierson Gomes, Universidade do Estado do Pará

Graduado Enfermagem, UNIRG (2009)

Especialista Enfermagem do Trabalho, (2010)

Mestrado Ciências Ambientais e Saúde, PUC-GO (2013)

Professor assistente UEPA

Andrielly Gomes De Jesus, Universidade do Estado do Pará

Graduado Enfermagem, UNIRG (2009)

Especialista em Saúde Coletiva e da Família, (2010)

Mestrado em Saúde da Família, Universidade Estácio de Sá (2014)

Docente UEPA

Nelson Jorge Da Silva Jr, PUC-GO
Doutorado em Zoologia-Brigham Young University (1995), professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
Publicado
2014-12-16
Como Citar
Gomes, H., De Jesus, A. G., & Da Silva Jr, N. J. (2014). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ZOONOSES NOS MUNICÍPIOS AFETADOS DIRETAMENTE PELA USINA HIDRELÉTRICA ESTREITO (MA). REVISTA CEREUS, 6(3), 158 a 171. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/758