O PANÓPTICO E OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

  • Luiz Paulo Ribeiro Centro Universitário de Belo Horizonte e Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo Tomaz de Almeida Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Universidade de Itaúna e Centro Universitário Una
  • Cristiana Trindade Ituassu Centro Universitário UNA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer alguns contrapontos sobre a incompatibilidade dos atuais sistemas de avaliação do ensino superior frente os preceitos das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para tanto utiliza-se o conceito de panóptico abordado na obra de Foucault, em Vigiar e Punir, como metáfora para ilustrar a função de sentinela da Secretaria de Educação Superior (Sesu) na regulamentação dos cursos de graduação. Utilizam-se ainda das legislações que regem o tema, bem como as abordagens das práticas organizacionais feitas por Schwartz (2004) e Faria (2001; 2004). O tema é abordado em três etapas, iniciando com um confronto entre os preceitos da LDB e as práticas seguidas nas organizações de ensino; após contextualizam-se se os resultados do ENADE, IDD, CPC e IGC realmente refletem a qualidade do ensino superior; e ao fim avaliam-se alguns dos critérios adotados em duas fases do reconhecimento de curso, quer sejam o parecer da análise do despacho saneador do Conselho Federal da área e de alguns indicadores da visita in loco do INEP, bem como um breve exame sobre os resultados desta pesquisa. Em síntese, o contexto regulador não necessariamente reflete a qualidade das Instituições que, por vezes, cumprem o método institucionalizado pelo Ministério da Educação, de forma racionalizada e pouco transdisciplinar.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Ribeiro, Centro Universitário de Belo Horizonte e Universidade Federal de Minas Gerais
Psicólogo (PUC Minas), mestre em promoção de saúde e prevenção da violência (UFMG), doutorando em educação (UFMG), atualmente atua como professor assistente III no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e como Psicólogo da Equipe de Saúde da Família do distrito de Santa Teresinha de Minas, em Itatiaiuçu/MG.
Gustavo Tomaz de Almeida, Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Universidade de Itaúna e Centro Universitário Una
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Itaúna (2009), Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA (05/2014) e Doutorando em Administração (PUC Minas). Atualmente é coordenador e professor do curso de Ciências Contábeis do UniBH e professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Itaúna.
Cristiana Trindade Ituassu, Centro Universitário UNA
Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, em Estudos Organizacionais, é Mestre em Administração com ênfase em Mercadologia e Administração Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC Minas, onde se formou em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA, na Linha de Pesquisa Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade. 
Publicado
2015-12-23
Como Citar
Ribeiro, L. P., Almeida, G. T. de, & Ituassu, C. T. (2015). O PANÓPTICO E OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. REVISTA CEREUS, 7(3), 02-17. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/767