FATORES DETERMINANTES NO COMPORTAMENTO DE COMPRA PELA INTERNET
Resumo
O presente estudo tem por objetivos identificar o perfil das pessoas que realizam compras pela internet, seu comportamento e conhecer a influência do seu perfil neste comportamento. Para isso foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo com acadêmicos de uma Universidade Federal localizada no estado do Rio Grande do Sul; e aplicado o modelo proposto por Oh et al. (2009), que tem como base o modelo de aceitação de tecnologia (TAM). Em resposta ao primeiro objetivo, identificou-se que as variáveis como o gênero, idade e renda mensal familiar não interferiram no número de compras realizadas pela internet nos últimos dois meses. Em relação ao comportamento dos entrevistados sobre o comércio eletrônico, os resultados apontaram que: acham positiva a facilidade que a internet proporciona ao comprador na hora de efetuar o processo de compra; concordância positiva em relação à utilização do site para comprar e melhoria na eficiência de compras; o site apresenta boa qualidade de navegação; confiam no sistema de informação; apresentam a atitude de utilizar o site; acreditam que o sistema proporciona divertimento; os sites apresentam boas informações sobre os produtos; e leve intenção de utilizar o comércio eletrônico. E, em relação ao terceiro objetivo evidenciou-se que o perfil exerce um efeito pequeno no comportamento dos respondentes em relação ao comércio eletrônico (18,27% das variáveis) e, dentre as variáveis sócio demográficas as que mais causam impacto são: número de compras realizadas nos últimos dois meses (56,52%) e faixa etária (30,43%).
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