FATORES DETERMINANTES NO COMPORTAMENTO DE COMPRA PELA INTERNET

  • Ana Claudia da Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria
  • Amanda Carolina de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Janaina Libraga Cecchin Universidade Federal de Santa Maria
  • Ariani Medianeira Menezes Petini Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente estudo tem por objetivos identificar o perfil das pessoas que realizam compras pela internet, seu comportamento e conhecer a influência do seu perfil neste comportamento. Para isso foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo com acadêmicos de uma Universidade Federal localizada no estado do Rio Grande do Sul; e aplicado o modelo proposto por Oh et al. (2009), que tem como base o modelo de aceitação de tecnologia (TAM). Em resposta ao primeiro objetivo, identificou-se que as variáveis como o gênero, idade e renda mensal familiar não interferiram no número de compras realizadas pela internet nos últimos dois meses. Em relação ao comportamento dos entrevistados sobre o comércio eletrônico, os resultados apontaram que: acham positiva a facilidade que a internet proporciona ao comprador na hora de efetuar o processo de compra; concordância positiva em relação à utilização do site para comprar e melhoria na eficiência de compras; o site apresenta boa qualidade de navegação; confiam no sistema de informação; apresentam a atitude de utilizar o site; acreditam que o sistema proporciona divertimento; os sites apresentam boas informações sobre os produtos; e leve intenção de utilizar o comércio eletrônico. E, em relação ao terceiro objetivo evidenciou-se que o perfil exerce um efeito pequeno no comportamento dos respondentes em relação ao comércio eletrônico (18,27% das variáveis) e, dentre as variáveis sócio demográficas as que mais causam impacto são: número de compras realizadas nos últimos dois meses (56,52%) e faixa etária (30,43%).

Publicado
2015-04-30
Como Citar
Rosa, A. C. da, Grohmann, M. Z., Battistella, L. F., Oliveira, A. C. de, Cecchin, J. L., & Petini, A. M. M. (2015). FATORES DETERMINANTES NO COMPORTAMENTO DE COMPRA PELA INTERNET. REVISTA CEREUS, 7(1), 88-99. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/818