QUALIDADE DO SERVIÇO IMOBILIÁRIO E SATISFAÇÃO DE SEUS USUÁRIOS: UMA ANÁLISE DISCRIMINANTE A PARTIR DO MODELO SERVQUAL

  • Felipe Rodrigues Cruz Universidade
  • Rodrigo Gava Universidade Federal de Viçosa
  • Fernanda Maria de Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Rafael Morais Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Brendow Oliveira Fraga Universidade Federal de Viçosa
  • Humberto Rodrigues Marques Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O município de Viçosa, Minas Gerais, possui um cenário econômico dinamizado principalmente pelas demandas trazidas pela presença da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Destacam-se as demandas por moradia, que proporcionaram um aumento na construção civil do município e a consequente inserção de diversas imobiliárias, que passaram a competir por espaço nos serviços de vendas e aluguéis.  No que se refere aos alugueis, os estudantes da UFV representam significativa parcela do total de clientes. Nesse contexto, este estudo objetivou analisar, através da percepção dos estudantes, a relação entre qualidade e satisfação quanto às prestações dos serviços de alugueis das imobiliárias viçosenses. Como metodologia, inicialmente, utilizou-se o modelo servqual de análise da qualidade dos serviços; posteriormente, estimou-se a técnica multivariada de análise discriminante para indicar como as dimensões de qualidade impactam a satisfação dos clientes das imobiliárias. Este estudo demonstrou que, para que os clientes em análise obtenham maior satisfação, as imobiliárias devem investir, principalmente, na qualidade dos seus serviços nas dimensões de Confiabilidade, Receptividade e Segurança. A dimensão de maior destaque foi confiabilidade, pois foi aquela em que os estudantes apresentaram elevadas e semelhantes expectativas. Além disso, a análise discriminante demonstrou que a qualidade da dimensão confiabilidade possui o mais elevado impacto na satisfação. Outro aspecto relevante apontado pelos resultados obtidos foi o fato das dimensões de tangibilidade e empatia não apresentarem influência significativa sobre a satisfação.

Biografia do Autor

Felipe Rodrigues Cruz, Universidade
Graduando do curso Ciências Contábeis do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da Universidade Federal de Viçosa (campus de Viçosa-MG), foi bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração (PET/ADM/UFV) durante dois anos (dez/2012 a dez/2014), atuou como Monitor de Contabilidade de Custos durante um ano (2014) e atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX/UFV). Realiza pesquisa nas áreas de finanças e marketing.
Rodrigo Gava, Universidade Federal de Viçosa
Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) (2009); Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2000); Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (1997) e Graduado em Administração pela UFV (1995). Preside a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV (CPPI), Coordena a Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) e é Membro Nato do Conselho de Tecnologia e Inovação (CTI), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG e do Conselho Municipal de Inovação Tecnológica do Município de Viçosa (CMIT). É Professor do Departamento de Administração e Contabilidade(DAD) da UFV, onde leciona e pesquisa na área de Administração, com ênfase em Organizações, Inovação e Desenvolvimento Local, Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração e Mercadologia. É Pesquisador do grupo de pesquisa em Administração Pública e Gestão Social, do Grupo de Pesquisa Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade e do Grupo de Pesquisa Organizações e Empreendedorismo. É Conselheiro Técnico e Revisor do periódico Administração Pública e Gestão Social e revisor no Colóquio Internacional de Poder Local, no EnANPAD, no EnAPG, no Enangrad. 
Fernanda Maria de Almeida, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Economia Aplicada também pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Administração e Contabilidade da mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos, Finanças e Economia, com ênfase em Comércio Internacional.
Rafael Morais Pereira, Universidade Federal de Viçosa
Graduando em Administração na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica da FAPEMIG (PROBIC/FAPEMIG/UFV). Foi Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração da Universidade Federal de Viçosa (PET/ADM/UFV), atuando como Coordenador de Projetos de Pesquisa e Membro da Comissão Planejamento e Relatório. Foi membro do Colegiado do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD/UFV). Consultor pela Cace Consultoria Jr., com ênfase em Pesquisa de Marketing. Membro do Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Gestão Social (DAD/UFV). Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Administração Pública, Desenvolvimento, Políticas Públicas, Turismo e Inovação Tecnológica.
Brendow Oliveira Fraga, Universidade Federal de Viçosa
Graduando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui passagem pelo curso de Bacharelado em Cooperativismo na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Coordenador de Projetos e hoje é líder do Programa de Educação Tutorial de Administração da Universidade Federal de Viçosa (PET/ADM/UFV). Atuou como diretor de Marketing no Conselho de Assistência Múltipla em Pesquisa e Informação Cooperativista (CAMPIC Jr.) - Empresa Junior do Bacharelado em Cooperativismo e como estagiário bolsista do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV) na condição de assessor administrativo do pólo responsável pela Central de Empresas Juniores (CEMP). Foi também monitor nível I da disciplina Teoria Geral da Administração - ADM 100 - Na Universidade Federal de Viçosa e assessor de Gestão de Pessoas na Central Estudantil de Empresas Juniores. Atualmente é estagiário da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV, vice-presidente do Centro Acadêmico de Administração da UFV, representante discente da comissão coordenadora e do colegiado do curso de Administração da UFV e membro do Grupo de Pesquisa/CNPq em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos e Realiza pesquisas nas áreas de Gestão e Politicas Publicas no Turismo, Economia e Organizações Criativas, Gestão Social e Cooperativismo.
Humberto Rodrigues Marques, Universidade Federal de Viçosa
Graduando em Administração na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Estagiário na Comissão Acadêmica Local da UFV do Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP. Foi Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, atuando na área de Inovação Tecnológica. É Integrante do Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Gestão Social (DAD/UFV). Foi Membro do Programa de Educação Tutorial em Administração da Universidade Federal de Viçosa (PET/ADM/UFV/SESU/MEC), atuando como Líder, Coordenador de Projetos de Pesquisa e Membro da Comissão Planejamento e Relatório. Foi Membro do Colegiado do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD/UFV). Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Inovação Tecnológica, Desenvolvimento e Propriedade Intelectual.
Publicado
2015-04-30
Como Citar
Cruz, F. R., Gava, R., de Almeida, F. M., Pereira, R. M., Fraga, B. O., & Marques, H. R. (2015). QUALIDADE DO SERVIÇO IMOBILIÁRIO E SATISFAÇÃO DE SEUS USUÁRIOS: UMA ANÁLISE DISCRIMINANTE A PARTIR DO MODELO SERVQUAL. REVISTA CEREUS, 7(1), 75-87. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/828