ENTRINCHEIRAMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESA FAMILIAR DO COMÉRCIO VAREJISTA

  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar
  • Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone Universidade Potiguar
  • Walid Abbas El Aouar Universidade Potiguar
  • Juliana Karina de Lima Santos Universidade Potiguar

Resumo

Esse artigo aborda um tema recente no Brasil e que vem sendo pesquisado e discutido na administração: o entrincheiramento organizacional. O conceito de entrincheiramento na carreira foi introduzido por Carson et al. (1995), que o definem como a tendência de um indivíduo a permanecer em sua profissão devido aos investimentos feitos, aos custos emocionais ligados à mudança e à percepção de poucas alternativas fora de seu campo de atuação. O presente artigo tem como objetivo principal identificar as dimensões que determinam o Entrincheiramento Organizacional da carreira dos empregados de uma empresa familiar vinculada ao comércio varejista localizada no estado do Ceará, Brasil. Trata-se de um estudo de caso, descritivo com abordagem quantitativa. Foram pesquisados 83 empregados. Os dados foram obtidos  por meio de dois questionários: um deles elaborado pelo pesquisador, identificando as variáveis sociodemograficas e ocupacionais; e outro, a Escala de Entrincheiramento na Carreira Profissional, adaptada e validada para o Brasil por Magalhães (2008) com 12 itens organizados em três fatores: investimentos de carreira Profissional (itens de 1 a 4), custos emocionais (itens 5 a 8) e delimitações nas alternativas de carreiras (itens de 9 a 12). A dimensão que apresentou o menor entrincheiramento foi “Investimentos na carreira.” A dimensão “Delimitações nas alternativas de carreiras” apresentou a maior média e desvio padrão das dimensões investigadas, com valores iguais a 3,20 e 1,13 respectivamente. Conclui-se que essa dimensão pode ser apontada como o principal eixo de entrincheiramento dos empregados pesquisados. 

Biografia do Autor

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar
Possui Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente integra o quadro docente do Mestrado Profissional em Administração / Universidade Potiguar.
Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Universidade Potiguar
Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública (1969), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Doutorado Em Ciencias da Administração - Université de Grenoble II (1988). Atualmente é professor da Faculdade Leão Sampaio, professor da Faculdade Vale do Salgado e professor da Universidade Potiguar.
Walid Abbas El Aouar, Universidade Potiguar
Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985) e Mestre em Administração, com ênfase em GESTÃO ORGANIZACIONAL, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente, é Doutor em Administração (2012) pela UFRN e professor titular e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (UnP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão e Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, plano de negócio, qualidade de vida, estratégia competitiva e Gestão com Pessoas. Atuou como empresário do agronegócio e consultor do SEBRAE.
Juliana Karina de Lima Santos, Universidade Potiguar
Mestre em Administração pela Universidade Potiguar. Atualmente é programador visual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, desenvolvendo trabalhos na área da Administração Pública e organizacional.
Publicado
2015-09-03
Como Citar
Barreto, L. K. da S., Leone, N. M. de C. P. G., El Aouar, W. A., & Santos, J. K. de L. (2015). ENTRINCHEIRAMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESA FAMILIAR DO COMÉRCIO VAREJISTA. REVISTA CEREUS, 7(2), 132. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/902