PERFIL DE GESTANTES COM HIV ASSISTIDAS NA POLICLÍNICA DEGURUPI-TO

  • Sara Falcão de Sousa Centro Universitário UNIRG
  • Millena Pereira Xavier Centro Universitário UNIRG
  • Jaqueline Cibene Moreira Borges Centro Universitário UNIRG
  • Kaline Azevedo Rocha Centro Universitário UNIRG

Resumo

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) acomete o sistema imunológico, ocasionando a diminuição dos linfócitos TCD4+, levando a AIDS e doenças oportunistas. A transmissão vertical é um problema de saúde pública e por isso devem ser criadas medidas de controle da doença. O uso de medicamentos antirretrovirais impede que seja transmitido o vírus de mãe para filho, preservando a saúde da criança. O estudo objetivou-se a realizar uma análise dos prontuários de gestantes com HIV registrados na Policlínica. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de questionário semiestruturado, onde foram coletados os dados referentes aos prontuários das 35 gestantes HIV positivas notificadas no período de 2002 a 2013 com base na ficha do SINAN e prontuários. Os resultados apontaram um perfil de mulheres jovens (50%), que possuíam certo grau de instrução (26,6%), sendo a maioria de cor branca(53,30%) e que moravam na zona urbana (83,3%). Por se tratar de HIV, os partos mais realizados foram às cesáreas eletivas (83,4%), evidenciando ainda que maior parte das gestantes já tinham filhos (76,7%) e o local do pré-natal escolhido pelas gestantes foi à unidade básica de saúde (93,30%). Em todas as mulheres a contaminação se deu a partir do contato sexual. A partir disso, conclui-se que ainda há necessidade de medidas que contribuam para aumentar o nível de informações das mulheres a cerca do vírus HIV, bem como voltar a atenção para importância dos meios de profilaxia.

 

Biografia do Autor

Sara Falcão de Sousa, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Marília - SP (UNIMAR). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). Tem experiência em Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos, Saúde Pública com ênfase em Assistência Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário de Gurupi-TO (UNIRG).

Millena Pereira Xavier, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Farmácia Generalista pela Fundação UNIRG (2010). Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Tocantins UFT.
Publicado
2015-12-23
Como Citar
Sousa, S. F. de, Xavier, M. P., Borges, J. C. M., & Rocha, K. A. (2015). PERFIL DE GESTANTES COM HIV ASSISTIDAS NA POLICLÍNICA DEGURUPI-TO. REVISTA CEREUS, 7(3), 163-175. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/948