Insalubridade em atividades laborais realizadas pela equipe de enfermagem
Resumo
Introdução: O adicional de insalubridade é um benefício pago pelas organizações aos trabalhadores que realizam suas atividades laborais em ambientes que oferecem risco a saúde dos mesmos. Este risco provém da exposição a um agente insalubre advindo de origem química, física ou biológica. A equipe de enfermagem durante a realização de suas atividades laborais está frequentemente exposta a estes agentes, no entanto, o pagamento do referido adicional não exime o risco que estes trabalhadores se submetem durante a execução de suas ocupações. Objetivo: Esta pesquisa bibliográfica propôs analisar a presença de insalubridade nas atividades realizadas pela equipe de enfermagem, especificamente avaliando os diversos tipos de exposição que estes profissionais são submetidos, bem como suas consequências, visando encontrar maneiras de minimizar ou mesmo extinguir esta ocorrência. Material e métodos: Foi realizado um levantamento de dados por meio de uma revisão de literatura sobre o tema abordado através de artigos disponíveis nas bases LILACS e SCIELO, em português, inglês e espanhol. Resultados: Verifica-se que a exposição constante a esses riscos pode comprometer o desenvolvimento das ações laborativas e desencadear problemas para toda a equipe de saúde. Conclusão: Com base nos resultados da pesquisa, pode-se inferir que esses profissionais enfrentam inúmeras dificuldades que contribuem para o adoecimento, acidentes e até mesmo á morte. Nesse contexto, é de extrema importância o desenvolvimento de políticas voltadas para essa área, com o objetivo de proporcionar, condições de trabalho digno.
Copyright (c) 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.