Fatores associados e tratamentos da depressão em idosos

  • Tarliane Miguel de Assunção Acadêmica do curso de especialização em Psicologia clínica: avaliação e intervenção, Centro Universitário UnirG, Gurupi-TO.
  • Vinícius Pereira Pinto Xavier Docente do curso de especialização em Psicologia clínica: avaliação e intervenção, Centro Universitário UnirG, Gurupi-TO.

Resumo

Introdução: O envelhecimento humano é caracterizado como uma transformação funcional e estrutural do organismo que diminui a vitalidade do corpo alterando seus aspectos físicos, cognitivos e comportamentais. Nesse período é possível constatar o aparecimento de diversas doenças físicas e psiquiátricas. A depressão é uma das doenças que podem aparecer nessa faixa etária. Objetivo: Identificar os fatores associados à depressão em idosos e as modalidades de tratamentos. Material e métodos: Para a elaboração do artigo realizou-se uma revisão de literatura sistemática e descritiva tendo como fonte as bases de dados online Lilacs e SciELO. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos publicados em língua portuguesa e com os seguintes descritores: Depressão em idosos, fatores associados, tratamento. Resultados: Constatou-se uma prevalência maior de sintomas depressivos em sujeitos do sexo feminino, idosos com idade acima de 80 anos e com acometimento de doenças crônicas. Considerações Finais: É necessário um diagnostico especifico de cada caso para identificar os fatores que estão associados com a depressão, da mesma forma acontece com o tratamento, que necessita ser personalizado para cada idoso.

Publicado
2017-07-06