Fatores associados e tratamentos da depressão em idosos
Resumen
Introdução: O envelhecimento humano é caracterizado como uma transformação funcional e estrutural do organismo que diminui a vitalidade do corpo alterando seus aspectos físicos, cognitivos e comportamentais. Nesse período é possível constatar o aparecimento de diversas doenças físicas e psiquiátricas. A depressão é uma das doenças que podem aparecer nessa faixa etária. Objetivo: Identificar os fatores associados à depressão em idosos e as modalidades de tratamentos. Material e métodos: Para a elaboração do artigo realizou-se uma revisão de literatura sistemática e descritiva tendo como fonte as bases de dados online Lilacs e SciELO. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos publicados em língua portuguesa e com os seguintes descritores: Depressão em idosos, fatores associados, tratamento. Resultados: Constatou-se uma prevalência maior de sintomas depressivos em sujeitos do sexo feminino, idosos com idade acima de 80 anos e com acometimento de doenças crônicas. Considerações Finais: É necessário um diagnostico especifico de cada caso para identificar os fatores que estão associados com a depressão, da mesma forma acontece com o tratamento, que necessita ser personalizado para cada idoso.
Derechos de autor 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.