Comportamento depressivo: um estudo de caso sobre as intervenções nas contingências mantenedoras

  • Rejane Ramos Cruz Secretaria Municipal de Educação de Peixe-TO.
  • Iran Johnathan Silva Oliveira Centro Universitário Unirg
  • Hiara de Bodas Lopes Centro Universitário Unirg
  • Thiago Ferreira Araújo Centro Universitário Unirg

Resumo

Introdução: A avaliação cognitiva de um indivíduo sobre um acontecimento é o que determina o tipo de resposta que será dada na forma de cognições e comportamentos. A Terapia Comportamental Cognitivo (TCC) auxilia o indivíduo a aprender novas estratégias para atuar no ambiente de forma a promover mudanças necessárias para o seu repertório comportamental. Objetivo: Analisar as contingências mantedoras do repertório comportamental depressivo. Material e métodos: Foram utilizados os procedimentos da Terapia Comportamental Cognitiva, tais como diários de Registros de Comportamentos; Hiperventilação, Controle Respiratório e Educação sobre a Ansiedade; Pizza da vida; técnica de relaxamento autógeno e foi feito também o Questionamento Socrático. A participante foi uma pessoa do sexo feminino, 33 anos de idade, casada, ensino superior completo, de nível socioeconômico médio alto, diagnosticada com classificação F32.9, conforme CID-10 e com histórico de tentativas de suicídio. O processo terapêutico consistiu em cinco fases: Linha de Base, Intervenção I, Avaliação Pós-Férias, Intervenção II e Avaliação Final, com duas sessões semanais, tendo duração de 50 minutos. Resultados: As contingências mantedoras do repertório comportamental depressivo foram: dependência do evento que culminou o desencadeamento da depressão, a visão negativa do futuro e o processo que corre na justiça a respeito de seu trabalho favorecendo a construção de crenças negativas. As técnicas comportamentais e cognitivas constituíram uma possibilidade concreta na aprendizagem de novos repertórios. Conclusão: Concluída a fase de estudo e intervenção, pôde-se afirmar que as modificações comportamentais apresentadas pela participante no processo possibilitaram aprendizagem de novos repertórios assertivos, em substituição às contingências mantenedoras do comportamento depressivo, e controle da ansiedade.

Biografia do Autor

Rejane Ramos Cruz, Secretaria Municipal de Educação de Peixe-TO.
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário UNIRG. Psicóloga na Secretaria Municipal de Educação de Peixe-TO.
Iran Johnathan Silva Oliveira, Centro Universitário Unirg
Graduado e Mestre em Psicologia pela PUC-GO. Docente do Curso de Psicologia do CEULP ULBRA - Palmas. Docente Efetivo do Centro Universitário UNIRG.
Hiara de Bodas Lopes, Centro Universitário Unirg
Pós Graduanda em Psicologia Clínica - Avaliação e Intervenção - no Centro Universitário UnirG.
Thiago Ferreira Araújo, Centro Universitário Unirg
Pós Graduando em Psicologia Clínica – Avaliação e Intervenção – no Centro Universitário UnirG.
Publicado
2016-12-29