Avaliação da sobrecarga imposta a cuidadores primários de pacientes com paralisia cerebral
Resumo
Introdução: O cuidador primário é aquele que tem a maior responsabilidade pelos cuidados prestados no domicílio para a pessoa doente. Esses pacientes demandam cuidados contínuos de natureza complexa, constituindo-se em desafios para os seus cuidadores. Objetivo: avaliar a sobrecarga imposta a cuidadores de pacientes com paralisia cerebral atendidos na Clínica de Fisioterapia do CEULP-ULBRA. Material e Métodos: Pesquisa de caráter descritivo com abordagem quali-quantitativa, no qual foi aplicado um questionário sócio-demográfico a 16 cuidadores primários cujos assistidos não possuíam outra doença associada a paralisia cerebral. Os cuidadores primários responderam também a uma versão adaptada da Escala de Avaliação da Sobrecarga dos Familiares. Resultados: Cuidadores do sexo feminino compreenderam 94% da amostra, com idade média de 36 anos. Os agravantes para sobrecarga identificados foram: baixa renda familiar, cuidar de outro deficiente, ter maior número de pessoas em casa, possuir problema de saúde. Foi possível observar baixa sobrecarga física e emocional, sendo mais evidente a sobrecarga física no item “assistência na vida cotidiana” e sobrecarga emocional em “preocupações do familiar com o paciente”. As características, do paciente, agravantes para sobrecarga física do cuidador foram: ter entre 13 e 23 kg, precisar de ajuda no banho e para se alimentar, e apresentar alteração de cognição. Somente para sobrecarga emocional foram: ter de 40 a 85 kg, se alimentar e tomar banho sozinho e não possuir alteração de cognição. Conclusão: O ato de cuidar de pacientes com paralisia cerebral causa sobrecarga aos seus cuidadores. Embora os resultados indiquem baixos índices, há risco de adoecimento físico e emocional.
Copyright (c) 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.