Psoríase: a influência do clima na melhora do quadro clínico nos pacientes atendidos no município de Gurupi – TO

Resumo

Introdução: A psoríase é uma doença autoimune inflamatória de caráter crônico, não contagiosa caracterizada por lesões eritêmato-escamosa de distribuição universal.  Objetivo: Verificar se há influência benéfica da exposição ao sol nas lesões em pacientes que fazem tratamento nas clínicas dermatológicas particulares de Gurupi - TO. Material e Método: O presente trabalho foi desenvolvido através de um estudo prospectivo com pesquisa de campo por meio de entrevistas baseadas em questionário semi estruturado, numa amostra de 30 pacientes sendo estes intermediados por três dermatologistas, que comprovaram a doença nos pacientes pesquisados. Com o encerramento das entrevistas os dados obtidos foram catalogados no programa Excel para organização dos resultados e análise estatística. Resultados: Os dados obtidos comprovaram que a exposição moderada ao sol trás benefícios ao portador da psoríase devido a 73,3% (n=22) de a amostra ter a percepção de melhora das lesões nos meses de abril a setembro, que representa os meses de maior intensidade do sol, diminuindo assim a escamação das lesões e posteriormente levando a cicatrização. Conclusão: Podemos sugerir aos médicos e farmacêuticos uma maior atenção na escolha do método terapêutico levando em consideração os fatores climáticos como auxiliador de um tratamento mais eficaz.

Biografia do Autor

Leticia da Silva Gimenes, Centro Universitário Unirg
Farmacêutica Generalista - Centro Universitário Unirg Gurupi-TO, Brasil.
Sirlene Carvalho Soares Garcia, Centro Universitário Unirg
Química pela Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduada em Metodologia de Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER. Farmacêutica pelo Centro Universitário Unirg. Gurupi-TO, Brasil.
Hidelberto Matos Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás: Goiania, GO, Brasil Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde em São Paulo (IPESSP): São Paulo, São Paulo, Brasil Universidade Federal de Goiás: Goiania, GO, Brasil Universidade Federal de Goiás: Goiania, GO, Brasil

Biomedical - Pontifícia Universidade Católica de Goiás: Goiania, GO, Brasil.

Especialista em Citologia Clínica - Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde em São Paulo (IPESSP): São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mestre em Imunologia - Universidade Federal de Goiás: Goiania, GO, Brasil.

Doutor em Patologia - Universidade Federal de Goiás: Goiania, GO, Brasil.

 


 

 


 


Publicado
2018-05-21