Psoríase: a influência do clima na melhora do quadro clínico nos pacientes atendidos no município de Gurupi – TO
Resumen
Introdução: A psoríase é uma doença autoimune inflamatória de caráter crônico, não contagiosa caracterizada por lesões eritêmato-escamosa de distribuição universal. Objetivo: Verificar se há influência benéfica da exposição ao sol nas lesões em pacientes que fazem tratamento nas clínicas dermatológicas particulares de Gurupi - TO. Material e Método: O presente trabalho foi desenvolvido através de um estudo prospectivo com pesquisa de campo por meio de entrevistas baseadas em questionário semi estruturado, numa amostra de 30 pacientes sendo estes intermediados por três dermatologistas, que comprovaram a doença nos pacientes pesquisados. Com o encerramento das entrevistas os dados obtidos foram catalogados no programa Excel para organização dos resultados e análise estatística. Resultados: Os dados obtidos comprovaram que a exposição moderada ao sol trás benefícios ao portador da psoríase devido a 73,3% (n=22) de a amostra ter a percepção de melhora das lesões nos meses de abril a setembro, que representa os meses de maior intensidade do sol, diminuindo assim a escamação das lesões e posteriormente levando a cicatrização. Conclusão: Podemos sugerir aos médicos e farmacêuticos uma maior atenção na escolha do método terapêutico levando em consideração os fatores climáticos como auxiliador de um tratamento mais eficaz.
Derechos de autor 2018 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.