Estresse ocupacional em médicos: uma revisão bibliográfica

  • Maria Antonia Darozo Bandeira Hospital Regional de Gurupi

Resumo

Introdução: a sociedade vive em ritmo acelerado com jornadas de trabalho exaustivas e pouco tempo para o lazer, refletindo em indivíduos mais cansados, esgotados e impacientes podendo comprometer o seu bem estar e qualidade de vida. Objetivo: analisar o estresse ocupacional relacionado à profissão do médico a partir de uma revisão da literatura e apresentar estratégias, inclusive psicológicas, para o gerenciamento do estresse ocupacional em médicos.  Material e métodos: estudo bibliográfico por meio de livros clássicos sobre o estresse, teses e dissertações, periódicos nacionais e materiais digitais das bases de dados de acesso gratuito como Scielo, Pepsic, Medline e Lilacs no período de 2002 e 2014. Resultados: a profissão do médico está fortemente associada ao estresse ocupacional, sendo necessário que este conheça melhor os estressores e respectivas estratégias para o seu gerenciamento. Conclusão: A realização desta pesquisa mostrou que a profissão do médico está fortemente associada ao estresse ocupacional, sendo que o gerenciamento deste inclui a busca de equilíbrio entre a saúde física e a saúde mental, alteração nas rotinas de trabalho, mudanças no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis, oferta de psicoterapia individual e grupal além da intervenção do psicólogo em nível institucional.

Biografia do Autor

Maria Antonia Darozo Bandeira, Hospital Regional de Gurupi

Psicóloga. Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário UnirG. Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão – IBPEX. Centro Universitário UnirG/Fundação UnirG. Gurupi – TO, Brasil. E-mail: mariaantonia19822011@hotmail.com

Contato para correspondência: Maria Antônia Darozo Bandeira. Avenida Espírito Santo, 1185, Centro, CEP 77403-100, Gurupi – TO. Contato: 63 98437-6850.

Publicado
2017-07-06