Estresse ocupacional em médicos: uma revisão bibliográfica

  • Maria Antonia Darozo Bandeira Hospital Regional de Gurupi

Resumen

Introdução: a sociedade vive em ritmo acelerado com jornadas de trabalho exaustivas e pouco tempo para o lazer, refletindo em indivíduos mais cansados, esgotados e impacientes podendo comprometer o seu bem estar e qualidade de vida. Objetivo: analisar o estresse ocupacional relacionado à profissão do médico a partir de uma revisão da literatura e apresentar estratégias, inclusive psicológicas, para o gerenciamento do estresse ocupacional em médicos.  Material e métodos: estudo bibliográfico por meio de livros clássicos sobre o estresse, teses e dissertações, periódicos nacionais e materiais digitais das bases de dados de acesso gratuito como Scielo, Pepsic, Medline e Lilacs no período de 2002 e 2014. Resultados: a profissão do médico está fortemente associada ao estresse ocupacional, sendo necessário que este conheça melhor os estressores e respectivas estratégias para o seu gerenciamento. Conclusão: A realização desta pesquisa mostrou que a profissão do médico está fortemente associada ao estresse ocupacional, sendo que o gerenciamento deste inclui a busca de equilíbrio entre a saúde física e a saúde mental, alteração nas rotinas de trabalho, mudanças no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis, oferta de psicoterapia individual e grupal além da intervenção do psicólogo em nível institucional.

Biografía del autor/a

Maria Antonia Darozo Bandeira, Hospital Regional de Gurupi

Psicóloga. Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário UnirG. Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão – IBPEX. Centro Universitário UnirG/Fundação UnirG. Gurupi – TO, Brasil. E-mail: mariaantonia19822011@hotmail.com

Contato para correspondência: Maria Antônia Darozo Bandeira. Avenida Espírito Santo, 1185, Centro, CEP 77403-100, Gurupi – TO. Contato: 63 98437-6850.

Publicado
2017-07-06