Comprometimento, consentimento e entrincheiramento organizacional: vínculo entre colaborador e organização

  • Alfredo Augusto Pereira de Almeida Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).
  • Jairo Azevedo Junior Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).
  • Larissa Queiroz Azevedo de Aquino Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).

Resumo

Introdução: Estudos sobre o vínculo colaborador e organização podem promover mudanças nas políticas de gestão organizacional e impactar positivamente no nível de produtividade das organizações, uma vez que o colaborador é peça fundamental nos resultados da organização. Objetivo: O presente estudo propôs discutir sobre o vínculo colaborador e organização, relacionando indicadores de comprometimento, consentimento e entrincheiramento do colaborador na organização. Material e métodos: Foi realizada a aplicação de três escalas a 87 colaboradores de uma empresa distribuidora e transportadora de bebidas, sendo elas: Medida de comprometimento organizacional – MCO - versão completa, Escala de consentimento organizacional – ECO e Medida de entrincheiramento organizacional – MEO. Foi aplicada a análise de correlação de Spearman, onde verificou o grau de associação entre as variáveis avaliadas neste estudo (consentimento, comprometimento e entrincheiramento). Resultados: A partir da análise dos resultados obtidos nas escalas, observa-se que, em âmbito organizacional geral, o nível de comprometimento e consentimento foram classificados como superior e o nível de entrincheiramento classificado como médio inferior. A correlação entre comprometimento e consentimento foi de 0,49, entre comprometimento e entrincheiramento de 0,41 e entre consentimento e entrincheiramento de 0,29. Conclusão: Existe correlação moderada e positiva entre as variáveis de comprometimento, consentimento e entrincheiramento organizacional de colaboradores. Os indicadores avaliados na organização indicam que a política de gestão dos seus colaboradores está sendo efetiva, observada a taxa de comprometimento obtida, indicando uma identificação com a cultura por parte dos colaboradores, que resulta em maiores taxas de produtividades.

Biografia do Autor

Alfredo Augusto Pereira de Almeida, Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).
Acadêmico do Curso de Psicologia, Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO). E-mail: alfredoaugusto74@gmail.com
Jairo Azevedo Junior, Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).
Professor associado do Curso de Psicologia, Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO). E-mail: jairo@zootecnista.com.br
Larissa Queiroz Azevedo de Aquino, Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO).

Professora titular do Curso de Psicologia, Centro Universitário UnirG (Gurupi-TO). E-mail: larissa@unirg.edu.br

Publicado
2017-04-11