Comprometimento, consentimento e entrincheiramento organizacional: vínculo entre colaborador e organização
Resumen
Introdução: Estudos sobre o vínculo colaborador e organização podem promover mudanças nas políticas de gestão organizacional e impactar positivamente no nível de produtividade das organizações, uma vez que o colaborador é peça fundamental nos resultados da organização. Objetivo: O presente estudo propôs discutir sobre o vínculo colaborador e organização, relacionando indicadores de comprometimento, consentimento e entrincheiramento do colaborador na organização. Material e métodos: Foi realizada a aplicação de três escalas a 87 colaboradores de uma empresa distribuidora e transportadora de bebidas, sendo elas: Medida de comprometimento organizacional – MCO - versão completa, Escala de consentimento organizacional – ECO e Medida de entrincheiramento organizacional – MEO. Foi aplicada a análise de correlação de Spearman, onde verificou o grau de associação entre as variáveis avaliadas neste estudo (consentimento, comprometimento e entrincheiramento). Resultados: A partir da análise dos resultados obtidos nas escalas, observa-se que, em âmbito organizacional geral, o nível de comprometimento e consentimento foram classificados como superior e o nível de entrincheiramento classificado como médio inferior. A correlação entre comprometimento e consentimento foi de 0,49, entre comprometimento e entrincheiramento de 0,41 e entre consentimento e entrincheiramento de 0,29. Conclusão: Existe correlação moderada e positiva entre as variáveis de comprometimento, consentimento e entrincheiramento organizacional de colaboradores. Os indicadores avaliados na organização indicam que a política de gestão dos seus colaboradores está sendo efetiva, observada a taxa de comprometimento obtida, indicando uma identificação com a cultura por parte dos colaboradores, que resulta em maiores taxas de produtividades.
Derechos de autor 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.