A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NA AUTOMEDICAÇÃO
Resumo
Introdução: A propaganda de medicamentos é um conjunto de atividades que tem a intenção de persuadir através de informações sobre uma marca ou produto, visando aumentar a prescrição, aquisição e utilização do mesmo. Dessa forma termina por incentivar a automedicação que envolve a associação entre a escolha e uso de um medicamento, sem que haja acompanhamento médico, farmacêutico ou profissional de saúde habilitado acarretando casos graves de intoxicações. Objetivo: Verificar através de outros periódicos se a propaganda de medicamentos por meio dos meios de comunicação pode influenciar na pratica de automedicação. Métodos: Essa pesquisa foi através de periódicos publicados entre os anos de 2008 a 2016 nas bases de dados Scielo, Bireme e outros, sendo exclusas publicações com mais de dez anos. Desenvolvimento: Devido a grande audiência dos meios de comunicação, a indústria farmacêutica, enxergou a oportunidade de aumentar seus lucros através de propagandas de fármacos isentos de prescrição, de modo a aumentar consideravelmente o auto consumo de medicamentos. É importante destacar a relevância da atenção farmacêutica, que tem por objetivo promover o uso racional de medicamentos, orientando e conscientizando sobre essa prática. O farmacêutico, com uma atuação ativa na dispensação, além de promover uma farmacoterapia eficiente, transforma a automedicação em prescrição farmacêutica, assumindo a responsabilidade de promotor de saúde favorecendo a população. Considerações Finais: Faz-se necessário que os órgãos de farmacovigilância atuem com campanhas de conscientização da população sobre a automedicação e seus riscos, e uma maior fiscalização sobre os anúncios que estão disponíveis.
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