A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NA AUTOMEDICAÇÃO
Abstract
Introdução: A propaganda de medicamentos é um conjunto de atividades que tem a intenção de persuadir através de informações sobre uma marca ou produto, visando aumentar a prescrição, aquisição e utilização do mesmo. Dessa forma termina por incentivar a automedicação que envolve a associação entre a escolha e uso de um medicamento, sem que haja acompanhamento médico, farmacêutico ou profissional de saúde habilitado acarretando casos graves de intoxicações. Objetivo: Verificar através de outros periódicos se a propaganda de medicamentos por meio dos meios de comunicação pode influenciar na pratica de automedicação. Métodos: Essa pesquisa foi através de periódicos publicados entre os anos de 2008 a 2016 nas bases de dados Scielo, Bireme e outros, sendo exclusas publicações com mais de dez anos. Desenvolvimento: Devido a grande audiência dos meios de comunicação, a indústria farmacêutica, enxergou a oportunidade de aumentar seus lucros através de propagandas de fármacos isentos de prescrição, de modo a aumentar consideravelmente o auto consumo de medicamentos. É importante destacar a relevância da atenção farmacêutica, que tem por objetivo promover o uso racional de medicamentos, orientando e conscientizando sobre essa prática. O farmacêutico, com uma atuação ativa na dispensação, além de promover uma farmacoterapia eficiente, transforma a automedicação em prescrição farmacêutica, assumindo a responsabilidade de promotor de saúde favorecendo a população. Considerações Finais: Faz-se necessário que os órgãos de farmacovigilância atuem com campanhas de conscientização da população sobre a automedicação e seus riscos, e uma maior fiscalização sobre os anúncios que estão disponíveis.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.