CUIDADOS PALIATIVOS: COMPETÊNCIAS E INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO

  • Meirylaine Pereira Bezerra Viegas Universidade Federal do Tocantins
  • Vinícius Lopes Marinho Universidade de Gurupi - UnirG.
  • Marta Azevedo dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Jeann Bruno Ferreira da Silva Universidade de Gurupi - UnirG.

Resumo

Introdução: É crescente o número de pessoas que necessitam dos Cuidados Paliativos. Estes buscam proporcionar uma melhor qualidade de vida ao indivíduo que está sofrendo em decorrência do processo de adoecimento e a seus familiares. Este trabalho tem o objetivo de quantificar e discutir a produção científica a respeito da atuação do profissional de Psicologia em Cuidados Paliativos. Metodologia:  A coleta de dados foi realizada nas bases Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo Brasil e Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePsic), por meio da pesquisa dos trabalhos publicados entre os anos de 2006 e 2016 a respeito da Psicologia em Cuidados Paliativos, utilizando os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DECS): “Psicologia” e “Cuidados Paliativos”. Na fase de seleção dos artigos foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis nos sites citados, em língua portuguesa, disponíveis gratuitamente, que abordassem a temática escolhida. Resultados: A maioria dos artigos pesquisados é referente a pesquisas bibliográficas. Verificou-se que os conceitos sobre Cuidados Paliativos estavam relacionados a terminalidade e redução do sofrimento do paciente. Já em relação as práticas profissionais as mesmas basearam-se em atendimentos ao paciente e familiares, com a inserção do psicólogo em equipes multiprofissionais.Conclusão: Observou-se a carência de publicações sobre o tema, especialmente de estudos que averiguem os efeitos dos Cuidados Paliativos.

Biografia do Autor

Meirylaine Pereira Bezerra Viegas, Universidade Federal do Tocantins
Jornalista. Psicóloga. Mestranda em Ciências da Saúde - Universidade Federal do Tocantins.
Vinícius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi - UnirG.
Psicólogo. Doutorando em Ensino pela Univates - RS. Mestre em Ciências da Saúde pela UFT.  Docente do Curso de Psicologia da Universidade de Gurupi - UnirG.
Marta Azevedo dos Santos, Universidade Federal do Tocantins
Psicóloga. Doutora em Psicologia. Docente da Universidade Federal do Tocantins.
Jeann Bruno Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi - UnirG.
Psicólogo. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela UFT. Mestre em Ciências da Saúde - UFT. Docente do curso de Psicologia - UnirG.
Publicado
2018-12-10